O papel do museu do holocausto de Curitiba como imersão histórica aos educandos e educadores
PDF

Palavras-chave

Holocausto
História
Memória

Como Citar

MACEDO, Suzana; DOMINSCHEK, Desiré; DIAS, Maria. O papel do museu do holocausto de Curitiba como imersão histórica aos educandos e educadores. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192098. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2098. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa se insere no Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação, Sociedade e Política (GHESP-Cnpq), o presente trabalho problematizou a formação inicial de professores a partir da educação em Museus. Os museus como as escolas, são espaços dedicados aos desafios do ensinar e ao aprender, os museus são escolas informais e, ali contextualiza-se diferentes maneiras de olhar para a relação ensino aprendizagem realizados nas escolas. A presente pesquisa tem por objetivo investigar a perspectiva da ação docente com o trabalho de visitas em museus no sentido de resgatar o trabalho pedagógico no que se refere a preservação da memória cultural e patrimonial.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192098
PDF

Referências

BARROS, José D’Assunção. História e memória – uma relação na confluência entre tempo e espaço. Revista MOUSEION, vol. 3, n.5, Jan-jul. /2009.

LE GOFF, J. História e memória. 4. ed. Campinas: Unicamp, 1996.

RAGAZZINI, D. Para quem e o que testemunham as fontes da História da Educação. Educar em Revista. Curitiba, PR: Editora da UFPR, nº 18, 2001.

SEABRA, E. A. D. . Práticas de visitas a museus: ensino de história e formação de professores. e-Hum , v. 5, p. 01-23, 2012.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.