Escola Sem Partido e o trabalho docente
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Palavras-chave

Movimento
Escola
Docente

Como Citar

BOTELHO, Luciana; DOMINSCHEK, Desiré. Escola Sem Partido e o trabalho docente. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192922. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2922. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

A partir de revisão de literatura e documentos, buscou-se refletir sobre o contexto social em que surgiu o “Movimento escola sem partido” quais foram seus atores e como afetará o trabalho docente caso o projeto de lei nº 867 de 2015 seja aprovado. O movimento foi criado em 2004 por uma iniciativa civil tendo como seu idealizador o advogado Miguel Nagib, com a justificativa de defender as crianças, adolescentes e jovens de uma “doutrinação ideológica”, pois para eles as escolas do Brasil estão sendo comandadas por um único partido. Para divulgar suas ideias e ganhar adeptos o movimento criou um site, onde encontram-se textos, vídeos, informações sobre os anteprojetos “Escola sem partido”. Ao lado oposto encontram-se estudiosos em educação que se manifestam de diversas maneiras, com textos, discursos e promovendo debates em universidades, com o intuito de analisar os objetivos do PL em relação a prática educativa. Os referenciais utilizados foram Freire (2013), Saviani (2012), Frigoto (2017), Beto (2014) entre outros. Concluiu-se que não há prática educativa sem a troca de saberes e que é necessário que o professor contextualize os conteúdos curriculares com a realidade em que vivem seus alunos. A pesquisa levantou muitas outras indagações, possibilidades e reflexões no que diz respeito a qualidade da educação no Brasil e como a influência de grupos ideológicos podem causar retrocessos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192922
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Referências

Brasil. projeto de lei nº 867, de 2015. inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o "programa escola sem partido". 2015. disponível em https://www.camara.gov.br/sileg/integras/1317168.pdf acesso em 20 de out. de 2018
Nagib, m. a escola sem partido e a doutrinação nas escolas. organização civil escola sem partido. disponível em http://www.escolasempartido.org/images/pfesp.pdf acesso em 10 de set. 2018
Freire, p. pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. ed. 45ª. rio de janeiro, rj. paz e terra, 2013

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