Análise de uma díade mãe-bebê, segundo os eixos teóricos do protocolo IRDI
PDF

Palavras-chave

Aquisição da linguagem
Constituição psíquica
Protocolo IRDI.

Como Citar

BIANCHI, Natália Heloiza Beli; SILVA, Kelly Cristina Brandao da. Análise de uma díade mãe-bebê, segundo os eixos teóricos do protocolo IRDI. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181079. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1079. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Os processos de aquisição da linguagem e de constituição psíquica estão intimamente relacionados, a partir de uma fundamentação psicanalítica. Protocolos de identificação de risco psíquico e linguístico na primeira infância têm sido desenvolvidos com o objetivo de intervenção precoce na relação cuidador-bebê. Nesta pesquisa qualitativa foram analisados dois momentos de interação de uma díade mãe-bebê, aos 6 (seis) e 12 (doze) meses de idade, gravados em áudio e vídeo. Os eixos utilizados para a análise foram os mesmos que embasam o Protocolo IRDI (Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil): Suposição de Sujeito, Estabelecimento de Demanda, Alternância presença/ausência e a Instalação da Função Paterna. Os resultados mostram a prevalência do eixo Suposição de Sujeito, aos seis meses e, aos doze meses, maior incidência dos eixos Estabelecimento da Demanda e Alternância Presença-Ausência, o que demonstra uma modificação da função materna, de acordo com o desenvolvimento do bebê. Conclui-se que os eixos do Protocolo IRDI auxiliam no acompanhamento do desenvolvimento de bebês, em relação aos aspectos linguísticos e psíquicos, e possibilitam a criação de estratégias de intervenção para profissionais de saúde que atuam com pais/cuidadores-bebês durante a primeira infância.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181079
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.