Relação entre a prosódia materna e a aquisição de linguagem em bebês de 4 a 8 meses
PDF

Palavras-chave

Aquisição de linguagem
Manhês
Prosódia.

Como Citar

SPLENDORE, Karen Moscon; SILVA, Kelly Cristina Brandao da. Relação entre a prosódia materna e a aquisição de linguagem em bebês de 4 a 8 meses. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018744. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/744. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O modo especial de fala materna dirigida ao bebê, ou manhês, desperta o interesse da criança devido aos padrões prosódicos específicos que convocam o bebê à interação. Características como as variações de frequência e velocidade de fala menor, contribuem para a entrada no bebê no universo da linguagem. Diante dessa perspectiva, essa pesquisa teve por objetivos investigar a relação entre a prosódia da fala materna e a constituição do processo interativo mãe-bebê, e discutir a importância dessa experiência precoce no processo de aquisição da linguagem. Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, transversal, que observou 10 (dez) bebês de 4 a 8 meses de idade, em situação comunicativa com suas mães. Os dados foram coletados no Ambulatório de Monitoramento Fonoaudiológico (CEPRE/FCM/UNICAMP), por meio de entrevista semiestruturada e gravação em áudio e vídeo. Os resultados dos espectrogramas de fala materna e das filmagens das reações do bebê, demonstram que a mãe concebe seu filho como um parceiro dialógico, e que os mesmos são atraídos pelas propriedades prosódicas do manhês, indicando que a prosódia materna possui função linguística desde os primeiros meses de vida.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018744
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.