Indicadores clínicos de risco psíquico
PDF

Palavras-chave

Desenvolvimento infantil
Indicador de risco
Linguagem.

Como Citar

SANTOS, Gabrielle Karoline de Oliveira; SILVA, Kelly Cristina Brandao da. Indicadores clínicos de risco psíquico: uso do protocolo IRDI com bebês de 03 a 08 meses. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018522. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/522. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O protocolo IRDI (Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil), tem como objetivo apontar sinais de riscos ao desenvolvimento infantil, através da observação da interação entre mãe e bebê. Considerando que essa interação repercute no campo da linguagem, a pesquisa teve como objetivo discutir a importância do uso do protocolo IRDI por fonoaudiólogos. Através de um estudo qualitativo, transversal, foram observados 10 (dez) bebês de 3 a 8 meses de idade, em situação comunicativa com suas mães. Os bebês foram recrutados no Ambulatório de Monitoramento Fonoaudiológico (CEPRE/FCM/UNICAMP). Foi realizada uma entrevista semi-estruturada com as mães e gravação em áudio e vídeo da interação mãe-bebê. Os resultados apontam para o benefício do uso do protocolo IRDI por fonoaudiólogos, pois demonstra potencial para captar risco à aquisição de linguagem e permite discutir-se que mais importante do que a aplicação do Protocolo IRDI, é fundamental que os profissionais envolvidos no âmbito do cuidado da criança, estejam embasados teoricamente acerca da constituição psíquica e sua intrínseca relação com os demais campos do desenvolvimento infantil, dentre eles, a linguagem.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018522
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.