A linguagem
PDF

Palavras-chave

Linguagem
Psiquismo
Percepção.

Como Citar

BIZUTTI, Carolina Belisario; SILVA, Kelly Cristina Brandao da; NOGUEIRA, Amanda Larissa. A linguagem: protagonista ou coadjuvante?. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018280. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/280. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A constituição psíquica não está garantida por condições naturais, visto que depende do estabelecimento de um laço simbólico que é intrínseco à linguagem. Dessa forma, é de extrema importância identificar e intervir diante de riscos psíquicos a fim de reduzir e até mesmo evitar danos ao desenvolvimento global do sujeito. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a percepção dos pais/cuidadores sobre o desenvolvimento do bebê no que tange às questões psíquicas e de linguagem. Para tal foi realizado um estudo qualitativo de caráter descritivo, recorte de uma pesquisa maior, intitulada “Sinais de risco e sofrimento psíquico na primeira infância: identificação e estratégicas de intervenção”. Percebe-se que durante o primeiro ano de vida da criança os pais estão mais preocupados com os aspectos motores do desenvolvimento, isso porque esses são os aspectos mais discutidos pelos profissionais da saúde nesse período do desenvolvimento, enquanto que ao marco de um ano os pais/cuidadores passam a dar mais atenção aos aspectos da linguagem, uma vez já alcançados e estabelecidos os aspectos motores.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018280
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.