Judicialização da saúde pública no Brasil

o que nos mostra o caso de Campinas

Autores

  • Keyla Ketlyn Passos Pimenta Universidade Estadual de Campinas
  • Oswaldo Gonçalves Junior Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Contexto das demandas, Decisões judiciais, Judicialização da saúde pública.

Resumo

O presente trabalho se refere a parte de dissertação de mestrado desenvolvida junto ao Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da FCA/Unicamp. O trabalho tem por objetivo descrever como tem se dado o fenômeno da Judicialização da Saúde Pública a partir de um conjunto de processos judiciais originários da Comarca de Campinas em um período recente. Trata-se de um estudo empírico, descritivo e retrospectivo, cujos dados foram coletados por meio de consulta aos processos judiciais estudados e aos advogados responsáveis. Os resultados descrevem como a Justiça Comum Civil de primeiro e segundo grau do Estado de São Paulo, nas ações oriundas da comarca de Campinas, tem se manifestado em suas decisões sobre o tema do acesso às ações e aos serviços públicos de saúde, bem como descreve os elementos do contexto das demandas judiciais estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keyla Ketlyn Passos Pimenta, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Aplicadas, Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Limeira, SP, Brasil.

Oswaldo Gonçalves Junior, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Aplicadas, Laboratório de Estudos do Setor Público. Limeira, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-03-13

Como Citar

PIMENTA, K. K. P.; GONÇALVES JUNIOR, O. Judicialização da saúde pública no Brasil: o que nos mostra o caso de Campinas. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 8, p. 3–7, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/1483. Acesso em: 4 jun. 2023.

Edição

Seção

Trabalhos de Pós-Graduação