Fluxo de dissertações e teses gerenciamento da vida acadêmica - pós-graduação stricto sensu
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Universidade
Gerenciamento
Pós-Graduação
Defesa
Fluxo

Categorias

Como Citar

ALMEIDA, Iara Bianca dos Santos; SILVA, Carolina Barboza; SOUZA, Fernandy Ewerardy; PRADO, Pamella Furquim Dionisío; GIMENES, Juliana Ventura; FILHO, Wilson Bachin Balbino; BARROS, Luciana de; SOARES, Stela Mara Parlatore; MELO, Alexandre Henrique de. Fluxo de dissertações e teses gerenciamento da vida acadêmica - pós-graduação stricto sensu. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023039, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5129. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5129. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Este projeto consiste na gestão da vida acadêmica de estudantes de pós-graduação stricto sensu desde o ingresso no curso até a publicação da dissertação ou tese no repositório institucional. Objetivo: Gerenciar o percurso da vida acadêmica do(a) estudante, no cumprimento das exigências do currículo do curso, permitindo a atuação dos envolvidos no processo. Metodologia: Fundamentado na legislação, foi desenvolvido um sistema que contempla todas as etapas do fluxo do curso como: cumprimento de créditos do currículo; registros de resultados de exames de proficiência e defesa de qualificação; registro do cumprimento das exigências do comitê de ética; controle documental e cadastral; preenchimento de todas as exigências para o agendamento de defesa; composição de bancas de defesas; registro de dados da agência de fomento; emissão e envio de documentos como cartas convites e certificados; homologação de defesa e publicação da dissertação/tese. Resultados: A Universidade deixou de utilizar o processo físico e passou a gerenciar a vida acadêmica do(a) pós-graduando(a) de forma digital. Obtendo economia significativa de material de impressão e outros, horas de trabalho e reduzindo a demanda de atendimento presencial. Com essa inovação obtivemos maior agilidade no processo, menor custo financeiro e de pessoal, e facilidade nos trâmites dos documentos, contribuindo para um planeta mais sustentável. Conclusão: A implantação do processo foi muito bem sucedida pois otimizou tempo e rotina das unidades de ensino e dos(as) estudantes; reduziu custo do processo para a Universidade; imprimiu maior confiança e credibilidade às informações necessárias à administração superior.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5129
PDF

Referências

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP. Regimento geral de pós-graduação. Disponível em: https://www.pg.unicamp.br/norma/3862/1. Acesso em: 06 out. 2023.

DIRETORIA ACADÊMICA UNICAMP - DAC. Procedimentos - Fluxo de Dissertações e Teses. Disponível em: https://www.dac.unicamp.br/portal/funcionarios/procedimentos. Acesso em: 06 out. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Iara Bianca dos Santos Almeida, Carolina Barboza Silva, Fernandy Ewerardy Souza, Pamella Furquim Dionisío Prado, Juliana Ventura Gimenes, Wilson Bachin Balbino Filho, Luciana de Barros, Stela Mara Parlatore Soares, Alexandre Henrique de Melo (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.