Reestruturação do Programa de Estágio Docente (PED)
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Lean-thinking
Metodologia Ágil
PED

Categorias

Como Citar

MACHADO, Renata Maria Alves; SILVA, Ana Flavia da; GONÇALVES, Barbara Maria Longo Lahr; DURAES, Eloisa Caldeira; SILVA, Kelly Cristina; OLIVEIRA, Lilian Fontan de; SILVA, Magali Lopes da; PRADO, Pamella Furquim Dionisio. Reestruturação do Programa de Estágio Docente (PED) : da seleção até a emissão do certificado. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023125, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5073. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5073. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O Programa de Estágio Docente (PED) é um programa institucional que possibilita o aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação, de mestrado e doutorado, através da realização do estágio docente ou de apoio às atividades docentes, inclusive, é obrigatório para bolsistas CAPES. Para realizar a gestão dos estagiários no programa PED, realizava-se um fluxo de procedimentos, a maioria manualmente, e outras dentro de um sistema lotado na Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), que não se comunicava com o sistema da Diretoria Acadêmica (DAC), trazendo inconsistência de dados, desde o ingresso do estagiário no programa, até a finalização onde acontece a emissão do certificado. Objetivo: A partir disso, surgiu a necessidade de mapear e repensar o processo do PED com o objetivo de: reduzir o tempo efetivo gasto na execução das atividades em 85%; reduzir o número de tarefas realizadas dentro do fluxo do processo em 60%; minimizar os erros decorrentes da falta de comunicação dos sistemas da PRPG e DAC, evitando gerar informações erradas que poderiam atrapalhar a vida acadêmica de nossos docentes e discentes. Metodologia: Para o mapeamento do processo foi utilizada a metodologia Lean Thinking. Resultados: O resultado do projeto foi a entrega do novo Sistema PED para a comunidade acadêmica, com a sua implantação ocorrida no segundo semestre de 2019. Conclusão: Desde a implantação do novo sistema, alunos e docentes da Universidade têm se beneficiado com a nova forma de gestão do estágio docente. O novo sistema possibilitou manter o PED “vivo” durante a pandemia.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5073
PDF

Referências

CHRISTOFOLETTI, A; SUCCI, G. Lean Software Development in Action. 1. ed. New York: Springer Heidelberg, 2014.

PAIM, C., CARDOSO, C.. Gestão de Processos: Pensar, Agir e Aprender. BOOKMAN, 1. ed. 2009

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Renata Maria Alves Machado, Ana Flavia da Silva, Barbara Maria Longo Lahr Gonçalves, Eloisa Caldeira Duraes, Kelly Cristina Silva, Lilian Fontan de Oliveira, Magali Lopes da Silva, Pamella Furquim Dionisio Prado (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.