Aplicação do ChatBOT na orientação dos servidores na nova Lei de Licitações e Contratos – Lei Federal nº 14.133/2021
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
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Palavras-chave

Chatbot
Lei
Licitações
Contratos

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Como Citar

ISHII, Hector Allen; COUTINHO, Lucas Henrique; SCHEDENFFELDT, Patrícia Ferrari; PALMIERI, Cleber de Lima; NAKATA, Lina Amaral. Aplicação do ChatBOT na orientação dos servidores na nova Lei de Licitações e Contratos – Lei Federal nº 14.133/2021. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023180, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5096. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5096. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Com a publicação da nova Lei de Licitações e Contratos no país, a Lei Federal nº 14.133/2021, o governo de São Paulo vem nos últimos meses conduzindo de forma distinta e ininterrupta a implantação deste dispositivo no Estado. Na mesma direção, a Universidade vem traçando ações para promover as adequações necessárias nos procedimentos e regimentos atuais. Objetivo: Criar um ambiente real e tangível, onde os servidores que atuam diretamente com o processo de compra na Universidade, possam buscar informações enxutas sobre as novas diretrizes de contratação de forma dinâmica e interativa. Metodologia: Como a solução já foi idealizada antes mesmo do início do projeto, decidimos utilizar uma metodologia ágil para superar as fases de desenvolvimento deste produto. Dessa maneira, buscamos no Design Sprint os elementos necessários para auxiliar a construção desta ferramenta. Portanto, conseguimos de imediato seguir para as etapas de decisão, desenho do protótipo, teste e validação do protótipo e implementação final da ferramenta. Resultados: A implementação do chatbot traz inúmeros benefícios e otimiza muito o nosso fluxo de atendimento para os nossos usuários. Dentre as mais importantes podemos destacar a agilidade da ferramenta, a disponibilidade em tempo integral e a redução dos custos. Todos os benefícios acima mencionados convergem para o mesmo propósito: melhorar a experiencia do usuário. Conclusão: A nova Lei de Licitações e Contratos trouxe mudanças significativas para o processo de compras públicas, e é importante que os servidores que atuam diretamente com esse processo estejam cientes das novas normas e se adaptem a elas.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5096
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Referências

BRASIL. Lei Federal nº 14.133, de 1 de abril de 2021. Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14133.htm. Acesso em: 06 outubro 2023.

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Copyright (c) 2023 Hector Allen Ishii, Lucas Henrique Coutinho, Patrícia Ferrari Schedenffeldt, Cleber de Lima Palmieri, Lina Amaral Nakata (Autor)

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