Gestão eficiente de impressões em ambientes acadêmicos
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Boas práticas em gestão
Universidade
Sistema informatizado

Categorias

Como Citar

GNANN, William; VERISSIMO, Thiago Gomes. Gestão eficiente de impressões em ambientes acadêmicos. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023154, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5079. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5079. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Este artigo apresenta um sistema de gestão de impressão, de código aberto, desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) em Laravel , arcabouço amplamente utilizado para desenvolvimento de sistemas, em conjunto com o sistema de gerenciamento de impressão CUPS. Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e a implantação de um sistema de gestão de impressão personalizável, projetado especificamente para atender às necessidades de Universidades. Este sistema tem como principais características simplificar o acesso às impressoras, o controle de quotas de impressão por usuário e a capacidade de criar filas de autorização para impressão. Metodologia: O desenho do sistema foi proposto a partir de três problemas: como simplificar o acesso às impressoras, como realizar o controle de quotas de impressão e como reduzir a quantidade de páginas impressas erroneamente. Resultados: O sistema se encontra em fase de desenvolvimento. Implantações localizadas foram feitas em duas unidades da USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e Instituto de Matemática e Estatística (IME). Como estamos em fase de desenvolvimento do sistema, ainda não temos dados o suficiente para conduzir uma análise rigorosa, entretanto apresentamos a seguir resultados parciais empíricos e observacionais a partir dos testes realizados. Conclusão: Este sistema de gestão de impressão representa uma inovação significativa no ambiente acadêmico, proporcionando uma solução eficiente e configurável. O sistema otimiza o uso de impressoras ao reduzir o desperdício de recursos e ao simplificar a gestão das salas de laboratório de informática.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5079
PDF

Referências

HANSELMAN, Scott; PRZYBYLA, David. Printing in today's academic labs: Not exactly what Gutenberg had in mind. In: ANNUAL ACM SIGUCCS CONFERENCE ON USER SERVICES, 33., 2005, Monterey. Proceedings of the […]. [Monterey]: ACM, 2005.

JAROM, Carol; STEVEN, J. Timmins. Implementation of fee-based printing in student computing sites. In: ANNUAL ACM SIGUCCS FALL CONFERENCE, 31., 2003. Proceedings of the […]. [S.l.]: ACM, 2003.

KALOCHRISTIANAKIS, M. The concept and design of an open integrated print charging system. EEE Systems Journal, v. 7, n. 4, p. 692-699, Dec. 2013, doi: 10.1109/JSYST.2012.2223514.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 William Gnann, Thiago Gomes Verissimo (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.