Relato de experiência
Capa do Eixo 2, sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Ensino-aprendizagem
Enfermagem
Hiperglicemia
Hipoglicemia

Categorias

Como Citar

FARIA, Roberta Repulho; SANTOS, Graziela Maria dos; ASSIS, Geiza Bairral; MOREIRA, Karina; MERCHON, Jessica Chamorro; FERREIRA, Luciene Barbosa Bispo; SOUZA, Angélica Batista de. Relato de experiência: elaboração de vídeo educativo sobre o uso de bomba de insulina para controle rigoroso de glicemia em pacientes graves internados na unidade de terapia intensiva. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023064, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5070. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5070. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A hiperglicemia é um diagnóstico frequente na UTI, seu controle deve ser rigoroso para não gerar danos ao paciente. O manejo da bomba de insulina é crucial para o sucesso do tratamento sem causar danos. Objetivo: Elaborar e divulgar vídeo educativo a respeito dos cuidados e manejos do protocolo da bomba de insulina com pacientes em distúrbio glicêmicos. Metodologia: Elaboração de vídeo educativo, realizado pela equipe de enfermagem com foco em melhorar e garantir o manejo adequado da insulinização contínua. Foi proposto para a equipe de enfermagem, utilizar-se de recurso audiovisual para desenvolver uma ação educativa direcionada para a própria equipe de enfermagem da UTI, visando melhorar o conhecimento da equipe de enfermagem a respeito do protocolo institucional de manejo da bomba de insulina tornando mais seguro o procedimento. Resultados: Realizado pela equipe de enfermagem o vídeo a respeito do manejo da bomba de insulina respeitando o protocolo institucional, publicado na plataforma YouTube, com duração de 2:30 minutos. Sendo realizado a gravação e edição por funcionário da UTI, sem custos. O vídeo pode ser acessado a partir do QR CODE a baixo. Conclusão: O vídeo é um recurso educativo de fácil acesso, baixo custo e fácil reprodução, favorecendo a disseminação de boas práticas entre as equipes de enfermagem. A capacitação gerada pelo vídeo garante melhoria na execução da insulinização contínua do cliente, resultando em sua maior segurança, evitando danos ao paciente.

 

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5070
PDF

Referências

NOGUEIRA COUTO, Debora, et al. PROTOCOLOS DE MANEJO DE HIPERGLICEMIA EM PACIENTE CRÍTICO E NÃO CRÍTICO EM AMBIENTE HOSPITALAR.[Bahia]: v. 45, supl. 2, p. 8-23 out./dez. 2021. Disponível em: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3557

ALBIZU PIAS, Patrícia, et al. PROTOCOLO DE INSULINA. Hospital das clínicas Unicamp. Revisão em 2016.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Roberta Repulho Faria, Graziela Maria dos Santos, Geiza Bairral Assis, Karina Moreira, Jessica Chamorro Merchon, Luciene Barbosa Bispo Ferreira, Angélica Batista de Souza (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.