Utilização de sistemas e ferramentas de monitoração de ativos de TI para o auxílio na tomada de decisão
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Apoio a decisão
Gestão
Inventário

Categorias

Como Citar

JOIOSO, Aparecido Luciano Breviglieri; LISBOA, Flávia Oliveira Santos de Sá. Utilização de sistemas e ferramentas de monitoração de ativos de TI para o auxílio na tomada de decisão. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023152, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5047. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5047. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O uso de ferramentas e sistemas de TI para auxiliar no apoio às decisões é utilizada há alguns anos no IFSC/USP e tem auxiliado na gerência das áreas administrativas, principalmente, assessorando-as nas tomadas de decisão pertinentes às áreas. Objetivo: Utilização de ferramentas amplamente estabelecidas para monitoração da rede de dados. Desenvolvimento de sistemas para apoio à tomada de decisões em investimentos para atualização do parque computacional e rede do IFSC, a fim de suportar a demanda de crescimento e auxiliar na resolução de problemas. Metodologia: Desenvolvidos sistemas para as áreas administrativas do IFSC como Sistema de Inventário de Informática e Sistema de Requisições de Serviço. Esses sistemas somados às ferramentas amplamente estabelecidas como NAGIOS e CheckMK auxiliam na tomada de decisões para a melhoria dos serviços de TI oferecidos à comunidade IFSC. E permitem monitoramento on-line para verificar a “saúde” da rede de dados e serviços oferecidos permitindo que as devidas providências sejam tomadas para efetuar os ajustes necessários mantendo os serviços de informática operacionais a maior parte do tempo. Resultados: Utilizando essas ferramentas e sistemas são recomendadas à Diretoria as aquisições de equipamentos de informática, além de mensurar de forma qualitativa em que locais focar nos investimentos e melhorias das conexões de rede. E facilitam a tomada de decisões, auxiliando em apontar quantitativamente os locais que precisam de mais equipamentos. Conclusão: O uso de ferramentas para o apoio à tomada de decisões é indispensável para uma boa gestão da TI na instituição pois permite nortear decisões da unidade.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5047
PDF

Referências

MORAES, Giseli Diniz de Almeida; TERENCE, Ana Cláudia Fernandes; FILHO, Edmundo Escrivão. A Tecnologia da Informação como Suporte à Gestão Estratégica da Informação na Pequena Empresa. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. v. 12, n. 1, p. 27-43, 2004.

JOIOSO, Aparecido Luciano Breviglieri; LISBOA, Flavia Oliveira Santos de Sá. Sistemas Intranet IFSC. Intranet IFSC. 2023. Disponível em: sistemas.ifsc.usp.br. Acesso em: 02 out. 2023.

NAGIOS. The Industry Standard in IT Infrastructure Monitoring. 2023. Disponível em: www.nagios.org. Acesso em: 02 out. 2023.

CHECKMK. The IT Monitoring Platform. 2023. Disponível em: checkmk. com. Acesso em: 02 out. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Aparecido Luciano Breviglieri Joioso, Flávia Oliveira Santos de Sá Lisboa (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.