O papel do núcleo interno de regulação para garantir um acesso seguro ao leito pelo paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Acidente vascular cerebral
Núcleo interno de regulação
Leitos

Categorias

Como Citar

RECCO, Elenita Aparecida de Castro; JULIO, Paulo Rogerio; SANTIAGO, Flavia Cristina Dario Sanduchi; ZAPAROLLI, Luciana Alves; GRACIANO, Joaquim Antonio. O papel do núcleo interno de regulação para garantir um acesso seguro ao leito pelo paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023161, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5036. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5036. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O núcleo interno de regulação (NIR) gerencia e monitora os leitos hospitalares desde o processo de internação até a alta, otimizando o fluxo de pacientes, reduzindo o tempo de espera para a internação e melhorando o giro de leitos. Objetivo: Garantir o acesso ao leito dos pacientes com AVC em 100% das solicitações de internação nas unidades exclusivas de cuidados com AVC. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre o gerenciamento de leitos exclusivos para pacientes com AVC em um hospital terciário do interior do Estado de São Paulo credenciado na linha de cuidados de AVC. Resultados: Entre os meses de abril e julho de 2023, o NIR recebeu 150 solicitações, atendendo a 100% destas, sendo 123 (82%) para leitos em unidade exclusiva de AVC e 27 (18%) para leitos de UTI. O acesso ao leito ocorreu em até 2 horas para 81(54%) pacientes e entre 2 e 3 horas para 32 (21,3%), totalizando 75,3% dos pacientes com acesso ao leito em até 3 horas. Conclusão: O gerenciamento de leitos permitiu efetivar em 100% as internações dos pacientes com AVC em unidades exclusivas e destes, 75% acessaram o leito em período inferior a 3 horas. Este relato evidencia a melhoria contínua dos processos de gerenciamento de leito, vindo de encontro com as necessidades de um hospital credenciado na linha de cuidado ao AVC, proporcionando segurança e qualidade no atendimento aos pacientes.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5036
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 665, de 12 de abril de 2012. Dispões sobre os critérios de habilitação dos estabelecimentos hospitalares como Centro de Atendimento de Urgência aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), institui o respectivo incentivo financeiro e aprova a Linha de Cuidados em AVC. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 de abril de 2012

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Elenita Aparecida de Castro Recco, Paulo Rogerio Julio, Flavia Cristina Dario Sanduchi Santiago, Luciana Alves Zaparolli, Joaquim Antonio Graciano (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.