O repositório institucional da UNICAMP e a produção intelectual do Instituto de Estudos da Linguagem
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Repositório institucional
Produção acadêmica
Universidade Estadual de Campinas
Instituto de Estudos da Linguagem

Categorias

Como Citar

NASCIMENTO, Leandro dos Santos; CUSTÓDIO, Crisllene Queiroz; LLAGOSTERA, Ana Aparecida Granzotto. O repositório institucional da UNICAMP e a produção intelectual do Instituto de Estudos da Linguagem: uma análise de 2014 a 2018. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023070, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4876. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4876. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Importante para preservação, divulgação e acesso à produção acadêmica, o Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp vem ganhando destaque, assim como nas demais instituições. Fica evidente a necessidade de que a produção acadêmica do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) esteja incluída nesta plataforma. Objetivo: Levantar a produção intelectual; Organizar e tratar a informação; Disponibilizar técnica e eticamente esse conteúdo; Possibilitar a gestão do acervo da Biblioteca do IEL, através dos relatórios da Plataforma Sucupira (CAPES). Metodologia: A partir do levantamento e análise dos dados extraídos dos relatórios da Plataforma Sucupira (2014-2018), é realizada a gestão do acervo de livros com a localização das obras já pertencentes e o encaminhamento para aquisição do material necessário. Os capítulos selecionados são  digitalizados ou quando se trata de obra na íntegra é feita essa indicação, contudo neste caso os livros não são digitalizados. Todo esse conteúdo é catalogado e disponibilizado no repositório institucional, respeitando os direitos autorais. Resultados: De acordo com os relatórios o instituto possui no quadriênio 2014-2018 1011 produções, distribuídas entre as áreas da Linguística, Linguística Aplicada e Teoria Literária. Foram analisados 357 títulos e adquiridos 163, sendo digitalizados 219 capítulos. Conclusão: As atividades colaboram não apenas com a divulgação científica da produção do IEL, como também para sua organização e preservação. Contribuem para a gestão do acervo da biblioteca e a correta aplicação dos recursos, proporcionando o aprofundamento intelectual na produção acadêmica e resultando em um refinamento das atividades de Gestão e Tratamento da Informação.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4876
PDF

Referências

TOMAÉL, Maria Inês; SILVA, Terezinha Elisabeth da. Repositórios institucionais: diretrizes para

políticas de informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA

INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: UFBA, 2007. Disponível em:

www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT5--142.pdf. Acesso em: 08 set. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Leandro dos Santos Nascimento, Crisllene Queiroz Custódio, Ana Aparecida Granzotto Llagostera (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.