A atuação da Biblioteca Antonio Candido do IEL/UNICAMP no enfrentamento da pandemia Covid19 na UNICAMP nos anos de 2020 a 2021
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Biblioteca Antonio Candido
Instituto de Estudos da Linguagem
Pandemia Covid-19
Enfrentamento Coronavirus
Serviços e produtos

Categorias

Como Citar

ARAÚJO, Dionary Crispim de; CUSTÓDIO, Crisllene Queiroz; SANTOS, Cristiano Brito dos; NOCERA, Tiago Pereira; GREGO, Joyce Catarina; NASCIMENTO, Leandro dos Santos. A atuação da Biblioteca Antonio Candido do IEL/UNICAMP no enfrentamento da pandemia Covid19 na UNICAMP nos anos de 2020 a 2021. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023175, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4873. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4873. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A Biblioteca Antonio Candido foi pioneira no Sistema de Bibliotecas Unicamp (SBU) a apresentar um Plano de Contingenciamento no enfrentamento da pandemia Covid-19. Acompanhamos pelos webinários como as Bibliotecas da Europa estavam atuando no atendimento emergencial. E, deste modo fomos adaptando nosso Plano de Contingenciamento conjuntamente às orientações do SBU. Objetivo: Elaborar ações de atendimento para suprir as necessidades informacionais dos usuários da Biblioteca durante a pandemia. Metodologia: Os serviços atendidos foram: empréstimos mediante agendamento e entrega num sistema take away com uso de EPI na separação do material; prática da quarentena dos livros devolvidos; adoção de teletrabalho pela equipe; atendimento online; elaboração de fichas catalográficas; recebimento de doação de Reserva Técnica; digitalização de capítulos de livros. Realização do preparo e a adaptação dos espaços da biblioteca (sinalizações, bloqueio assentos/equipamentos, readequação do balcão de atendimento) para o retorno presencial da comunidade. Resultados: Os indicadores de serviço e produção foram: Empréstimos: 9379 (A Biblioteca que mais emprestou do SBU); Acessos às Teses/ Dissertações: 1.228.036 downloads; Acesso aos TCCs: 66.003 downloads; Capacitação de usuários: 124; Recepção calouros: 302; Empréstimo entre Bibliotecas: 97 atendimentos e 17 solicitações; Compra de livros de Reserva Técnica: 1.109 livros; Elaboração fichas catalográficas: 280;Redes Sociais: Facebook 2.100 seguidores e Instagram 326 seguidores. Conclusão: Os profissionais da Biblioteca assumiram um compromisso social, incorporando uma postura dinâmica, orientada e antecipada às necessidades informacionais de seus usuários, uma vez que a Biblioteca é o principal suporte acadêmico da pesquisa e do ensino desenvolvidos no Instituto de Estudos da Linguagem.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4873
PDF

Referências

CBBU. Recomendações da Comissão Brasileira de Bibliotecas-CBBU para elaboração de planejamento de reabertura das bibliotecas universitárias. 2020.

REUNIÃO aberta do GT-Bibliotecas de Ensino Superior Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Estratégias para a reabertura das BES em tempos de covid- 19.

SISEB (SP).Planejando a retomada:estratégias e medidas de preparação de biblioteca pós-pandemia: webinar.

UNICAMP.SBU.Diretrizes para às Bibliotecas do SBU após período de suspensão de atividades da Unicamp devido ao COVID-19.2020.

UNICAMP.Plano de retorno gradual às atividades presenciais da Universidade Estadual de Campinas:proposta preliminar.2020.

USP.Diretrizes para o funcionamento das Bibliotecas da USP no período pós-quarentena da pandemia de COVID-19.v.1.21/04/2020.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Dionary Crispim de Araújo, Crisllene Queiroz Custódio, Cristiano Brito dos Santos, Tiago Pereira Nocera, Joyce Catarina Grego, Leandro dos Santos Nascimento (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.