Resumo
Introdução
A Biblioteca Antonio Candido-IEL tem sua presença em redes sociais por meio de páginas nas redes Facebook e Instagram. Esta presença consolidou-se em 2020, com a produção de conteúdos e periodicidade semanal.
Objetivo
Este resumo objetiva refletir como um planejamento estratégico de marketing específico para esse tipo de ação pode colaborar para auxiliar na divulgação de produtos, serviços e manter a unidade de informação em constante diálogo com sua comunidade.
Metodologia.
O planejamento estratégico de marketing está ancorado em quatro pilares: clareza (análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameças), branding (reflexão sobre como o perfil quer ser visto e a linguagem a ser utilizada), estratégia (definição de parcerias, atividades-chave, proposta de valor, nicho, objetivos, métricas etc) e conteúdo (atividades necessárias para os posts). O conteúdo é pensado levando em conta as linhas de pesquisas do IEL, os serviços da Biblioteca e os interesses da comunidade docente e discente.
Resultados
Mesmo antes da consolidação de um planejamento estratégico, a rede social obteve o alcance total de 4655 usuários em 2023 no Facebook e 3350 no Instagram (até Julho).
Conclusão
A produção de conteúdo para as páginas faz com que a biblioteca seja menos passiva ao atender às demandas do público. O planejamento estratégico permite aos gestores consolidar esta ação, possibilitando ter clareza no que a unidade pretende e podendo direcionar a produção de conteúdo e os recursos humanos para a linguagem que esteja de acordo com o perfil escolhido, além de definir atividades-chave e métricas para acompanhamento, entre outros benefícios.
Referências
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