A presença da Biblioteca Antonio Candido-IEL em redes sociais potencializando ações através de um planejamento estratégico
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança

Palavras-chave

Bibliotecas universitárias
Bibliotecas - Serviços de referência
Redes sociais digitais

Categorias

Como Citar

NOCERA, Tiago Pereira; CUSTODIO , Crisllene Queiroz. A presença da Biblioteca Antonio Candido-IEL em redes sociais potencializando ações através de um planejamento estratégico. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023177, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4874. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4874. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Introdução

A Biblioteca Antonio Candido-IEL tem sua presença em redes sociais por meio de páginas nas redes Facebook e Instagram. Esta presença consolidou-se em 2020, com a produção de conteúdos e periodicidade semanal.

Objetivo

Este resumo objetiva refletir como um planejamento estratégico de marketing específico para esse tipo de ação pode colaborar para auxiliar na divulgação de produtos, serviços e manter a unidade de informação em constante diálogo com sua comunidade.

Metodologia.

O planejamento estratégico de marketing está ancorado em quatro pilares: clareza (análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameças), branding (reflexão sobre como o perfil quer ser visto e a linguagem a ser utilizada), estratégia (definição de parcerias, atividades-chave, proposta de valor, nicho, objetivos, métricas etc) e conteúdo (atividades necessárias para os posts). O conteúdo é pensado levando em conta as linhas de pesquisas do IEL, os serviços da Biblioteca e os interesses da comunidade docente e discente.

Resultados

Mesmo antes da consolidação de um planejamento estratégico, a rede social obteve o alcance total de 4655 usuários em 2023 no Facebook e 3350 no Instagram (até Julho).

Conclusão

A produção de conteúdo para as páginas faz com que a biblioteca seja menos passiva ao atender às demandas do público. O planejamento estratégico permite aos gestores consolidar esta ação, possibilitando ter clareza no que a unidade pretende e podendo direcionar a produção de conteúdo e os recursos humanos para a linguagem que esteja de acordo com o perfil escolhido, além de definir atividades-chave e métricas para acompanhamento, entre outros benefícios.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4874

Referências

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Copyright (c) 2023 Tiago Pereira Nocera, Crisllene Queiroz Custodio (Autor)

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