A presença da Biblioteca Antonio Candido-IEL em redes sociais potencializando ações através de um planejamento estratégico
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança

Palavras-chave

Bibliotecas universitárias
Bibliotecas - Serviços de referência
Redes sociais digitais

Categorias

Como Citar

NOCERA, Tiago Pereira; CUSTODIO , Crisllene Queiroz. A presença da Biblioteca Antonio Candido-IEL em redes sociais potencializando ações através de um planejamento estratégico. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023177, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4874. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4874. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução

A Biblioteca Antonio Candido-IEL tem sua presença em redes sociais por meio de páginas nas redes Facebook e Instagram. Esta presença consolidou-se em 2020, com a produção de conteúdos e periodicidade semanal.

Objetivo

Este resumo objetiva refletir como um planejamento estratégico de marketing específico para esse tipo de ação pode colaborar para auxiliar na divulgação de produtos, serviços e manter a unidade de informação em constante diálogo com sua comunidade.

Metodologia.

O planejamento estratégico de marketing está ancorado em quatro pilares: clareza (análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameças), branding (reflexão sobre como o perfil quer ser visto e a linguagem a ser utilizada), estratégia (definição de parcerias, atividades-chave, proposta de valor, nicho, objetivos, métricas etc) e conteúdo (atividades necessárias para os posts). O conteúdo é pensado levando em conta as linhas de pesquisas do IEL, os serviços da Biblioteca e os interesses da comunidade docente e discente.

Resultados

Mesmo antes da consolidação de um planejamento estratégico, a rede social obteve o alcance total de 4655 usuários em 2023 no Facebook e 3350 no Instagram (até Julho).

Conclusão

A produção de conteúdo para as páginas faz com que a biblioteca seja menos passiva ao atender às demandas do público. O planejamento estratégico permite aos gestores consolidar esta ação, possibilitando ter clareza no que a unidade pretende e podendo direcionar a produção de conteúdo e os recursos humanos para a linguagem que esteja de acordo com o perfil escolhido, além de definir atividades-chave e métricas para acompanhamento, entre outros benefícios.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4874

Referências

ALKINDI, S. S.; AL-SUQRI, M. N. Social networking sites as marketing and outreach tools of library and information services. Glob. j. hum. soc. sci., Framingham, MA, v. 13, n. 2, 2013.

CORRÊA, E. C. D.; GARCÍA-QUISMODO, M. Á. M. Literacia acadêmica em Bibliotecas Universitárias. Encontros Bibli. Florianópolis, v. 25, p. 01–18, 7 jul. 2020.

SANTOS NETO, J. A. dos; ALMEIDA JUNIOR, O. F. de. A mediação da informação e o uso das redes sociais pelas bibliotecas universitárias estaduais do Paraná. In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO ARQUIVOLOGIA E BIBLIOTECONOMIA: DO OUTRO LADO DA INFORMAÇÃO, 2015. Anais [...]. Marília: UNESP, 2015.

SILVA FILHO, R. da C.; MANGAN, P. K. V. Biblioteca universitária híbrida no contexto da Web 2.0. Canoas: Ed. Unilassale, 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Tiago Pereira Nocera, Crisllene Queiroz Custodio (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.