O consenso pacifista nas teorias de relações internacionais da China

China
Teoria de relações internacionais
Pacifismo
Filosofia tradicional chinesa
Política externa chinesa

TRINDADE D’ÁVILA MAGALHÃES, Diego; QUEIROZ, Rafael. O consenso pacifista nas teorias de relações internacionais da China: fundamentos conceituais e diálogos teóricos. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 7, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/5210. Acesso em: 19 maio. 2024.

Esta pesquisa tem caráter teórico e desenvolve um debate entre algumas das teorias de relações internacionais (TRI) mais estudadas no Ocidente e quatro autores chineses. Destacam-se aqui algumas conclusões. As TRI chinesas criticam – ou servem de base para criticar – a normatividade belicista de perspectivas realistas ocidentais. Yan Xuetong, considerado um “realista moral”, compatibiliza a política de poder com o pacifismo internacional a partir da filosofia tradicional chinesa. Assim, por conceber a possibilidade de que um conjunto de Estados renuncie ao uso da violência entre si, o autor é uma exceção entre os realistas das TRI. As TRI chinesas concebem e analisam consistentemente as possibilidades de paz, debatendo explícita ou implicitamente com as TRI mais conhecidas no Ocidente. O filósofo Zhao Tingyang é um tradicionalista de inspiração confucionista e dialoga com teorias que estudam a ordem internacional e enfatizam o multilateralismo, argumentando que se alcançaria a paz pela superação da internacionalidade no sentido da supranacionalidade. Qin Yaqing aplica uma abordagem culturalista baseada na história da China, debate com a Escola Inglesa, e argumenta que a mutabilidade dos atores e das instituições ao longo da história permite a harmonia na diversidade, e, desse modo, o autor contribui para a teorização da sociedade internacional. Tang Shiping converge com o conceito de sociedade internacional da Escola Inglesa, dialoga com autores liberais, e elabora um modelo analítico no qual a história das relações internacionais segue uma direção progressiva rumo à estabilização sistêmica e a uma ordem internacional baseada em regras pacificadoras.

MAGALHÃES, Diego T.D. “Conflito entre teorias de relações internacionais sobre a paz: implicações normativas” Relações Internacionais, Lisboa, vol. 36, p. 119-133, 2012. https://ipri.unl.pt/images/publicacoes/revista_ri/pdf/ri36/n36a09.pdf Acesso em 01 de julho de 2023.

SHIPING, Tang. The Social Evolution of International Politics. Oxford: Oxford University Press, 2013.

TINGYANG, Zhao. Redefining a Philosophy for World Governance. Singapore: Palgrave Macmillan, 2019.

YAN, Xuetong. Leadership and the Rise of Great Powers. New Jersey: Princeton University Press, 2019.

YAQING, Qin. A Relational Theory of World Politics. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.