Por uma geopolítica descolonial do Sul Global
PDF

Palavras-chave

Geopolítica Descolonial
Sul global
América Latina
China
Socialismo no século XXI

Como Citar

RODRIGUES, Bernardo. Por uma geopolítica descolonial do Sul Global: uma análise comparativa do “socialismo com características chinesas” e do “socialismo com características latinas”. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 5, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4622. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

No começo do século XXI, o Sul Global vem sendo a categorização mais importante para apresentar alternativas à descolonização e à globalização neoliberal. Como um movimento multifacetado que enfatiza a necessidade de uma comunidade internacional pós-colonial e que avance nos objetivos da igualdade e solidariedade internacional numa ordem internacional livre dos arcabouços institucionais do colonialismo , “a cooperação Sul-Sul tem sido um conceito chave e um conjunto de práticas em busca dessas mudanças históricas através de uma visão de benefício mútuo e solidariedade entre os menos favorecidos do sistema internacional”. (GRAY; GILLS, 2016, p. 557). Nesse tocante, o presente artigo vislumbra uma possibilidade de análise comparativa de dois protagonistas para este movimento: a América Latina e a China. Uma vez que as relações sino-latinoamericanas foram exponencialmente intensificadas desde o início da década de 2000, considera-se fundamental realizar uma ponte de saberes desses dois importantes centros do Sul Global. O objetivo principal é analisar e estabelecer possíveis correlações entre o “socialismo com características chinesas” e o “socialismo com características latinas” nos marcos do pensamento descolonial. Assim, a partir de uma metodologia empírico-dedutiva lastreada em dados qualitativos proporcionados por revisão bibliográfica, a hipótese central seria de que a construção de novos modelos de socialismo possibilitam pontos de convergência em experiências empíricas diferentes, seja na “onda vermelha” da China, seja na “onda rosa” da América Latina. 

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Seminário Pesquisar China Contemporânea

Downloads

Não há dados estatísticos.