Intercâmbio Brasil e China
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Estudos Sociais da Ciência
Mobilidade Acadêmica

MARTINELLI, Marina. A dinâmica da Ciência e Tecnologia nos intercâmbios acadêmicos entre Brasil e China: o caso dos Institutos Confúcio no Brasil. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3152. Acesso em: 22 jul. 2024.

Este trabalho pretende abordar o tema do intercâmbio acadêmico entre Brasil e China, especificamente o caso dos Institutos Confúcio no Brasil, através da investigação das experiências da Unesp e da Unicamp. O foco da análise é a discussão sobre a Ciência, Tecnologia e Sociedade. A ideia é entender como funciona a dinâmica da Ciência e da Tecnologia na produção de global spirits que produzirão uma nova elite mundial, diante da construção de espaços de liberdade e individuação que vão facilitar a atuação de uma nova geração de cidadãos globalizados atuantes no sistema, produtores e gestores de conhecimentos, atuantes política e intelectualmente com poder de influência sobre os rumos do futuro da vida em sociedade...