O Futebol Chinês

ascensão e queda do projeto de protagonismo (2015-2022)

Autores

Palavras-chave:

Futebol, China, Esporte, Cultura, Ásia

Resumo

O futebol chinês foi objeto de grande atenção nos últimos anos, com o governo local buscando transformar o país em uma potência no futebol. O período recortado foi marcado por investimentos massivos em clubes, jogadores estrangeiros e infraestrutura esportiva, como parte de uma estratégia de protagonismo no cenário futebolístico internacional. A falta de tradição futebolística enraizada na cultura chinesa foi um dos principais obstáculos. Além disso, a dependência excessiva de jogadores estrangeiros nas equipes e a falta de um sistema de base competitivo e sustentável também foram entraves para o desenvolvimento do futebol chinês. Apesar dos investimentos maciços e das contratações de jogadores famosos, os resultados em campo nem sempre foram satisfatórios para o futebol chinês. A seleção nacional da China teve desempenhos inconsistentes e os clubes chineses enfrentaram desafios em competições internacionais de clubes. Mais recentemente, o governo chinês implementou regulamentações mais rígidas sobre as transferências de jogadores estrangeiros, buscando controlar os gastos excessivos e a dependência desses jogadores. Isso resultou em uma diminuição nos investimentos, afetando a competitividade das equipes chinesas internacionalmente. Em suma, este trabalho destaca a ascensão e queda do projeto de protagonismo do futebol chinês, examinando a estratégia implementada, os desafios enfrentados, os resultados obtidos e as reflexões sobre o futuro do esporte na China. O estudo ressalta a importância do desenvolvimento sustentável do futebol, considerando a cultura local, a formação de base e a capacitação de profissionais como pilares fundamentais para o progresso do futebol chinês no cenário internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Alberto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) como bolsista CAPES. Pesquisador do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE/IESP) e do Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião (CEPRIR/UEPB). Bacharel em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), com período de mobilidade cursado como bolsista na Faculté des Sciences Juridiques, Politiques et Sociales da Université de Lille, na França. Bacharel em Engenharia Eletrônica, também pelo CEFET/RJ, com período de mobilidade cursado como bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na Swinburne University of Technology, em Melbourne, Austrália.

Guilherme Campbell, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador do Núcleo de Estudos Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE), do Núcleo de Estudos Internacionais Brasil-Argentina (NEIBA) e do Núcleo de Pesquisa Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial (GIS) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Bacharel em Relações Internacionais pela UERJ. Membro da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro. Cofundador do projeto de Mapeamento de Iniciativas Urbanas Climáticas (MIUC).

Referências

ALBERTO, F.; CAMPBELL, G. O Futebol Chinês: ascensão e queda do projeto de protagonismo (2015-2022). Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 6, p. e022013, 2022. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4842. Acesso em: 20 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-04-24

Como Citar

ALBERTO, Felipe; CAMPBELL, Guilherme. O Futebol Chinês: ascensão e queda do projeto de protagonismo (2015-2022). Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 6, p. e022013, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4842. Acesso em: 26 abr. 2024.