Convergindo com a Pátria

o papel da identidade nas crescentes interações políticas entre Macau e a China continental

Autores

Palavras-chave:

China, Macau, Identidade, Convergência política, Continentalização

Resumo

A presente pesquisa foi norteada pela seguinte pergunta: Por que Macau tem convergido politicamente com a China continental? A principal hipótese é a de que Macau possui uma identidade local flexível e não exclusiva, o que facilita seu processo de “continentalização” e favorece uma maior estabilidade política na região, em contraste com a realidade de Hong Kong. A pesquisa utiliza como base teórica o pós-colonialismo, promovendo uma análise histórica e uma perspectiva comparada entre Macau e Hong Kong, e foca em materiais publicados, tais como artigos e livros acadêmicos, documentos governamentais, dados quantitativos e declarações oficiais, nas línguas inglesa, portuguesa e chinesa. Sem dúvida, o tema analisado é relevante para uma maior compreensão das políticas interna e externa da China. Macau tem sido amplamente negligenciada pelo campo dos estudos chineses no Brasil e no exterior, e, consequentemente, o debate sobre sua identidade e seus impactos políticos é incrivelmente limitado, motivo pelo qual esta pesquisa tem o intuito de preencher um vácuo de conhecimento na área. A conclusão é a de que identidades coletivas em Macau e Hong Kong são um fator significativo para explicar uma maior ou menor convergência política em relação à China continental e, portanto, um maior ou menor nível de estabilidade política na dinâmica de “continentalização”. No caso de Macau, percebe-se a existência de um processo de incorporação, em vez de repressão, de componentes locais, nacionais e internacionais a sua identidade, resultando na coexistência de elementos identitários que são valorizados e promovidos com objetivos político-econômicos e socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Vigné Alvarez de Steenhagen, Universidade Fudan (复旦大学)

Ph.D. Candidate in International Politics and Teaching Assistant at the School of International Relations and Public Affairs (SIRPA) of Fudan University (复旦大学). Senior Specialist at Observa China (观中国), Host Professor at BRICS TheCatalyst, and a Member of the Working Groups "Strategic Sectors and Infrastructure Development" and “Public Diplomacy and Knowledge Production” at the China in Europe Research Network (CHERN) of the European Cooperation in Science and Technology (COST).

Referências

STEENHAGEN, P. H. V. A. de. Convergindo com a Pátria: o papel da identidade nas crescentes interações políticas entre Macau e a China continental. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 6, p. e022008, 2022. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4837. Acesso em: 20 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-04-24

Como Citar

STEENHAGEN, Pedro Henrique Vigné Alvarez de. Convergindo com a Pátria: o papel da identidade nas crescentes interações políticas entre Macau e a China continental. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 6, p. e022008, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4837. Acesso em: 16 abr. 2024.