Convergindo com a Pátria
Nessa edição dos Anais do Seminário Pesquisar China Contemporânea apresentamos alguns resumos selecionados que foram apresentados no 6º Seminário entre os dias 21-23 de setembro de 2022. Veja o site do evento para mais informações.
PDF

Palavras-chave

China
Macau
Identidade
Convergência política
Continentalização

Como Citar

STEENHAGEN, Pedro Henrique Vigné Alvarez de. Convergindo com a Pátria: o papel da identidade nas crescentes interações políticas entre Macau e a China continental. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 6, p. e022008, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4837. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

A presente pesquisa foi norteada pela seguinte pergunta: Por que Macau tem convergido politicamente com a China continental? A principal hipótese é a de que Macau possui uma identidade local flexível e não exclusiva, o que facilita seu processo de “continentalização” e favorece uma maior estabilidade política na região, em contraste com a realidade de Hong Kong. A pesquisa utiliza como base teórica o pós-colonialismo, promovendo uma análise histórica e uma perspectiva comparada entre Macau e Hong Kong, e foca em materiais publicados, tais como artigos e livros acadêmicos, documentos governamentais, dados quantitativos e declarações oficiais, nas línguas inglesa, portuguesa e chinesa. Sem dúvida, o tema analisado é relevante para uma maior compreensão das políticas interna e externa da China. Macau tem sido amplamente negligenciada pelo campo dos estudos chineses no Brasil e no exterior, e, consequentemente, o debate sobre sua identidade e seus impactos políticos é incrivelmente limitado, motivo pelo qual esta pesquisa tem o intuito de preencher um vácuo de conhecimento na área. A conclusão é a de que identidades coletivas em Macau e Hong Kong são um fator significativo para explicar uma maior ou menor convergência política em relação à China continental e, portanto, um maior ou menor nível de estabilidade política na dinâmica de “continentalização”. No caso de Macau, percebe-se a existência de um processo de incorporação, em vez de repressão, de componentes locais, nacionais e internacionais a sua identidade, resultando na coexistência de elementos identitários que são valorizados e promovidos com objetivos político-econômicos e socioculturais.

PDF

Referências

STEENHAGEN, P. H. V. A. de. Convergindo com a Pátria: o papel da identidade nas crescentes interações políticas entre Macau e a China continental. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 6, p. e022008, 2022. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4837. Acesso em: 20 abr. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Pedro Henrique Vigné Alvarez de Steenhagen

Downloads

Não há dados estatísticos.