Resumo
A expansão e modernização da Marinha do Exército Popular de Libertação da China (PLAN) é uma realidade, pois atualmente trata-se da maior força naval do mundo, superando numericamente a Marinha dos Estados Unidos. A transformação de uma força naval voltada a operações em águas costeiras e regionais, chamada de marinha de águas verdes, em uma marinha de águas azuis, ou com capacidade oceânica, foi um processo iniciado a partir de uma decisão política, motivada por questões geopolíticas, estratégicas, econômicas e militares. O crescimento econômico chinês foi um dos aspectos que propiciou o desenvolvimento da PLAN, e em última instancia, em caso de conflito, essa força será responsável pela proteção e manutenção das artérias desse crescimento. A economia chinesa é dependente das matérias-primas do exterior para continuar sua expansão. Esse fato demonstra a necessidade estratégica da China de importar os recursos que lhe faltam para manter aquecida a sua economia. Portanto, a China tornou-se extremamente dependente do comércio internacional, e consequentemente do transporte marítimo. Diante da importância estratégica que o transporte marítimo tem no processo de expansão econômica e ascensão geopolítica da China, a sua preocupação em garantir suas rotas de comunicação é legítima e realista, pois nelas residem sua força e fragilidade. A dependência do pais do mar, torna vulnerável sua segurança alimentar, energética, econômica e nacional. O mar é o campo do grande jogo geopolítico, assim todas as capacidades da Marinha do Exército Popular de Libertação da China precisam ser adequadas para o enfrentamento desse desafio.
Referências
SILVA, R. T. da. A expansão e modernização da marinha do exército popular de libertação da China sob o governo de Xi Jinping. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 6, p. e022001, 2022. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4829. Acesso em: 20 abr. 2023.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Roberto Tadeu da Silva