Por uma geopolítica descolonial do Sul Global

uma análise comparativa do “socialismo com características chinesas” e do “socialismo com características latinas”

Autores

  • Bernardo Rodrigues Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Geopolítica Descolonial, Sul global, América Latina, China, Socialismo no século XXI

Resumo

No começo do século XXI, o Sul Global vem sendo a categorização mais importante para apresentar alternativas à descolonização e à globalização neoliberal. Como um movimento multifacetado que enfatiza a necessidade de uma comunidade internacional pós-colonial e que avance nos objetivos da igualdade e solidariedade internacional numa ordem internacional livre dos arcabouços institucionais do colonialismo (GROVOGUI, 2011), “a cooperação Sul-Sul tem sido um conceito chave e um conjunto de práticas em busca dessas mudanças históricas através de uma visão de benefício mútuo e solidariedade entre os menos favorecidos do sistema internacional”. (GRAY; GILLS, 2016, p. 557)

Nesse tocante, o presente artigo vislumbra uma possibilidade de análise comparativa de dois protagonistas para este movimento: a América Latina e a China. Uma vez que as relações sino-latinoamericanas foram exponencialmente intensificadas desde o início da década de 2000, considera-se fundamental realizar uma ponte de saberes desses dois importantes centros do Sul Global.

O objetivo principal é analisar e estabelecer possíveis correlações entre o “socialismo com características chinesas” e o “socialismo com características latinas” nos marcos do pensamento descolonial. Assim, a partir de uma metodologia empírico-dedutiva lastreada em dados qualitativos proporcionados por revisão bibliográfica, a hipótese central seria de que a construção de novos modelos de socialismo possibilitam pontos de convergência em experiências empíricas diferentes, seja na “onda vermelha” da China, seja na “onda rosa” da América Latina. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-11-09

Como Citar

RODRIGUES, Bernardo. Por uma geopolítica descolonial do Sul Global: uma análise comparativa do “socialismo com características chinesas” e do “socialismo com características latinas”. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 5, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/4622. Acesso em: 28 mar. 2024.