Aspectos da Configuração Fiscal Chinesa

Autores

  • Demian Castro Universidade Federal do Paraná
  • Jaderson Goulart Junior Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

China, Federalismo Fiscal, Setor Público, Tributação, Política Fiscal

Resumo

A organização do Estado chinês, segundo à sua Constituição de 1982, é a seguinte: “A República Popular da China é um Estado unitário multinacional, erguido conjuntamente pelos povos de todas as nacionalidades, entre os quais se estabeleceram e continuam a fortalecerem-se relações de igualdade, unidade e assistência mútua”. Na teoria define-se como um Estado unitário, mas muitas das suas práticas de política econômica são, em certa medida, descentralizadas. Então, é possível pensar em um federalismo fiscal chinês? Se sim, entraria na definição de dual (expondo uma relação conflituosa entre os governos regionais e centrais), cooperativo (relação harmoniosa) ou competitivo (descentralização elevada e competição subnacional)? ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Demian Castro, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós doutorado no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Paraná.

Jaderson Goulart Junior, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2018). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Setor Público, Federalismo Fiscal e Tributação. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - UFPR.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Como Citar

CASTRO, Demian; GOULART JUNIOR, Jaderson. Aspectos da Configuração Fiscal Chinesa. Seminário Pesquisar China Contemporânea, Campinas, SP, n. 3, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/chinabrasil/article/view/3132. Acesso em: 1 maio. 2024.