Escola pública: tempos difíceis, mas não impossíveis

Autores

Nora Rut Krawczyk
Universidade Estadual de Campinas
https://orcid.org/0000-0001-9184-2497

Palavras-chave:

Escola pública, Educação pública

Sinopse

Este livro é uma amostra dos problemas que a educação brasileira enfrenta e enfrentará nas próximas décadas. Eles passam pelas questões políticas contemporâneas, que conformam a educação brasileira e também o desenvolvimento de seu ensino superior, repercutindo na educação básica; pelas concepções de Estado e suas formas de enfrentar os problemas sociais; pelas dificuldades de implementação das políticas públicas; pelo impacto da internacionalização das políticas educacionais; pelo desenvolvimento profissional de nossos professores; e também pela disputa da escola como lócus formativo que tem levado as forças políticas conservadoras a propor um maior controle da escola, incluindo sua privatização e a restrição de sua diversidade. Nenhum destes aspectos opera isoladamente – constituem um mosaico de fatores que afetam a educação brasileira e precisam ser enfrentados conjuntamente. Cada um dos temas abordados eleva nossa compreensão e nos mobiliza a enfrentá-los em um momento muito particular da vida pública brasileira. Um momento em que, como nunca, dependemos do envolvimento de todos os atores da educação (pais, gestores, professores e estudantes) para que ela seja um espaço público e democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nora Rut Krawczyk, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós doutorado pela Maryland University. Professor doutor da Universidade Estadual de Campinas da Faculdade de Educação.

Referências

BALL, Stephen. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa critico-social: uma revisão pessoal das
políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. In: BALL, Sephen; MAINARDES, Jefferson
(Org.). Políticas educacionais: questões e debates. SP: Cortez, 2011. Capitulo 1.

BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Define as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Brasília: Presidência da República, 1996.

FREITAS, Luiz Carlos de. Três teses sobre as reformas empresariais da Educação: perdendo a ingenuidade.
Cadernos CEDES, v. 36, n. 99, maio/ago. 2016.

GIROUX, Henry A. Strinkings teachers beat back Neoliberalism´s war on Public Schools. Truthout
Published. Latest Sections, May 23, 2018. Disponível em: https://truthout.org/articles/striking-teachers-
beat-back-neoliberalism-s-war-on-public-schools/

HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. São Paulo: Editora da UNESP, 2014.
HELOANI, Roberto. Modelos de gestão e educação. Gerencialismo e subjetividade. São Paulo: Cortez,
2018.

MAUÉS, Olgaíses Cabral. Reformas internacionais da Educação e formação de professores. Cadernos
de Pesquisa, n. 118, mar. 2003.

MORIN, Edgar. Eloge de la metamorfose. Le Monde. 09 jan. 2010. Paris-France. Disponível
em: https://www.lemonde.fr/idees/article/2010/01/09/eloge-de-la-metamorphose-par-edgar-morin_
1289625_3232.html

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de Professores construída dentro da profissão. Revista Educacion,
Espanha, p. 29, 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/
re350_09por.pdf

OLIVEIRA, Romualdo Portela; BARBOSA, Luciane Muniz. O neoliberalismo como um dos fundamentos
da educação domiciliar. Pro-Posições, Campinas, v. 28, n. 2, maio/ago. 2017.

PENNA, Fernando de A. O Escola Sem Partido como chave do fenômeno educacional. In: FRIGOTO,
Gaudêncio. Escola SEM Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira.
Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. Ebook. Disponível em: https://drive.google.com/file/
d/0B8ZDG4hi54IEZ05HQWdzUmViekE/view

POCHMANN, Marcio. Brasil: segunda grande transformação no trabalho. Estudos Avançados, v. 28,
n. 81, p. 23-39, maio/ago. 2004.

POCHMANN, Marcio. Educação e trabalho: como desenvolver uma relação virtuosa? Educação e Sociedade,
v. 25, n. 87, p. 383-399, maio/ago. 2014.

ZUIN, Vânia Gomes; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. A formação no tempo e no espaço da internet das
coisas. Educação e Sociedade, v.37, n.136, p.757-773, set. 2016.

ZUIN, Vânia Gomes; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. O celular na escola e o fim pedagógico. Educação
e Sociedade, v. 39, n. 143, p.419-435, jun. 2018.

Downloads

Publicado

dezembro 12, 2019

Categorias

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-7713-237-9

Date of first publication (11)

2018

Dimensões físicas

14cm x 21cm x 3cm