Sobre a Editora

Sobre a Preservação digital

A Universidade Estadual de Campinas, desde 2013, como projeto piloto, faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital – Cariniana, que somente em meados de 2015 firmou a assinatura de parceria, visando preservar inicialmente os periódicos editados na universidade e gerenciados pela plataforma Open Journal System, que permite o sistema de integração com o software LOCKSS [Acrônimo traduzido para Muitas Cópias Mantidas Salvas e Seguras] da Universidade de Stanford. Ao longo desses anos de parceria, a Rede Cariniana está estendendo para a preservação de livros digitais (e-books), memória institucional e dados científicos, tendo essa premissa em nossa parceria, o Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, por meio do  Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos  visa integrar em seus serviços a reunião das publicações monográficas (livros) e preservá-los na Rede Cariniana futuramente.

Sobre o DOI

As publicações oriundas de autoria de docentes, pesquisadores e funcionários da UNICAMP, ou seja, publicadas no âmbito da Universidade, podem receber o prefixo DOI (Crossref - 10.20396), mediante ao pagamento da taxa de aqusição do identificador persistente. São as seguintes publicações que se atribui DOI: e-books; capítulos de e-books; artigos de periódicos; artigos/resumos de eventos; dissertações e teses. O valor é de U$1,00, convertido em reais no momento de transferência do valor. Os procedimentos para tramitação da aquisição do DOI estão disponíveis no site "Tudo sobre o DOI-UNICAMP".

Sobre a Ficha Catalográfica

A publicação editada na UNICAMP, deverá possuir a ficha catalográfica, e para obtê-la, o interessado da publicação poderá entrar em contato com a Biblioteca da sua área e solicitar a elaboração da ficha. Caso não seja possível pela biblioteca da área, poderá então, ser solicitada pela Diretoria de Tratamento e Recuperação da Informação, através de e-mail . Lembrando que deve solicitar que inclua a licença do Creative Commons na ficha. Veja aqui o modelo de como deverá ficar a ficha catalográfica do e-book.

Sobre a Licença Creative Commons

O autor da obra deverá também, incluir junto à ficha catalográfica, uma das três licenças do Creative Commons, demonstrando que o e-book trata-se de uma publicação que segue o movimento e filosofia de acesso aberto, explicítas no Termo de Autorização.

Sobre o Termo de Autorização

Sabemos que todo material de acesso aberto está disponível para uso na Internet, mediante o tipo de licença que se usa. Para garantir os direitos e preservação do autor, estamos além de seguir essa premissa, solicitando ao autor que assine o termo de autorização para depósito de seu e-book no Portal de Livros de Acesso Aberto. Para isso, basta baixar o termo de autorização na página principal do Portal, ou fazê-lo por aqui.

Sobre o Fomulário de Catalogação do E-book

O formulário de catalogação é um instrumento de coleta de informações sobre o e-book, que serão padronizadas pela nossa equipe no ato da catalogação, pois a mesma será feita pela equipe e não pelo solicitante.  Assim, solicitamos preencher o formulário para realizarmos a catalogação, segundo às informações fornecidas. Clique aqui.

Sobre o ORCID

Para mantermos uma padronização das informações, solicitamos incluir o número do ORCID do interessado que escreveu o e-book, na área da publicação nomeada como: "SOBRE OS AUTORES". Isso facilita identificá-lo em diversos sistemas de recuperação de informações. Informar também o ORCID, no formulário de catalogação do e-book. Veja aqui modelo de como deverá ficar no 'SOBRE OS AUTORES".