Sobre o Portal

1. Portal de Livros de Acesso Aberto [E-books]

O Portal de Livros de Acesso Aberto [PLAA], é uma plataforma prestadora e depositária da produção didática, científica e intelectual dos docentes, pesquisadores e funcionários da Universidade, não tendo fins lucrativos, adotando em sua concepção, a filosofia do acesso aberto, conforme a Política Institucional de Acesso Aberto à Produção Intelectual e Científica da Universidade Estadual de Campinas, Artigo 5º.  O Portal adota a plataforma OMPOpen Monograph Press, desenvolvido pela PKP – Public Knowledge Project, criado para abrigar publicações eletrônicas, como e-books.

O OMP é uma plataforma de software de código aberto para a gestão e publicação de livros acadêmicos. Ela pode ser usada para gerenciar o fluxo de trabalho editorial de monografias, volumes editados e, edições acadêmicas através de revisão interna e externa, edição, catalogação e publicação. O OMP pode operar, também, como um site com capacidades para catálogo de e-books e divulgação da produção.

Salientamos que, o PLAA não é, e não tem a intenção alguma de se tornar uma editora, pois não recebemos submissões de trabalhos, apenas hospedamos. Resumindo, prestamos suporte para a divulgação e visibilidade da produção da Universidade.

Para que os e-books possam estar hospedados nesta plataforma, os mesmos devem possuir os requisitos descritos abaixo:

    • 1.1 Ficha catalográfica elaborado pelo bibliotecário (ver modelo);
    • 1.2 Número internacional padronizado do livro (ISBN);
    • 1.3 Estruturação de e-book, não configurado como relatório ou anais de eventos;
    • 1.4 Licença Creative Commons, ambientando a obra como de acesso aberto
    • 1.5 Comitê editorial, que se responsabiliza pela análise e aceitação da publicação (Nota 2).
    • 1.6 Termo de autorização assinado e enviado para o e-mail: ppec@unicamp.br

    *Nota 1: O autor, organizador, ou responsável pela publicação, deve baixar o Termo de Autorização, preenche-lo; escolhendo a opção de licença do Creative Commons (a mesma do item 1.4).

    *Nota 2: Este requisito passou a ser exigido a partir de abril de 2021.

    As publicações que não se encaixarem nestes requisitos, poderão recorrer à Diretoria de Tratamento e Recuperação da Informação (DTRI) do Sistema de Bibliotecas, e depositá-la na Biblioteca Digital da área de sua unidade de Ensino e Pesquisa, bem como os Centros e Núcleos.