Resumo
Segundo Clement Greenberg (1960), é inerente à modernidade a realização de uma autocrítica pelo viés do interior, utilizando-se dos próprios meios do que está sendo criticado. O objetivo central do ensaio é correlacionar os conceitos desenvolvidos no artigo “Pintura Modernista”, de Greenberg, com a obra de Piet Mondrian e sua reverberação nos trabalhos da primeira fase de Lygia Clark. Através da ênfase na planaridade, presente tanto nas pinturas e teorias neoplásticas de Mondrian quanto nos quadros concretos de Clark, a arte pictórica utilizou seus próprios mecanismos para se alcançar uma “pureza” universal e refletir sobre a sua razão de existir.
Referências
BOIS, Yve-Alain. Viva o formalismo (bis). In: FERREIRA; COTRIM. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
BOIS, Yve-Alain. Ideologias da forma (entrevista com Yve-Alain Bois). In: Revista Novos estudos CEBRAP, no 76. São Paulo, Nov. 2006.
CLARK, Lygia. Carta a Mondrian. Rio de Janeiro, 1959.
COUTO, Maria de Fátima Morethy. Clement Greenberg, a arte de vanguarda e a teoria modernista. In: Revista Porto Arte. Porto Alegre, no 21, V. I, Jul./Nov. 2004.
DANTO, Arthur. Após o fim da arte. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Edusp, 2006.
ELGAR, Frank. Mondrian. Tradução de Maria Emília Moura. Lisboa: Verbo, 1973.
GREENBERG, Clement. Arte abstrata. In: FERREIRA; COTRIM. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
GREENBERG, Clement. Pintura modernista. In: FERREIRA; COTRIM. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
HERKENHOFF, Paulo. A aventura planar de Lygia Clark: de caracóis, escadas e caminhando. In: CLARK, Lygia. Lygia Clark. São Paulo: MAM, 1999.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Trad.: Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
SCHAPIRO, Meyer. Mondrian: a dimensão humana da pintura abstrata. Tradução de Betina Bischot. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.
SÜSSEKIND, Pedro. Greenberg, Danto e o fim da arte. In: KRITERION. Belo Horizonte, no 129, Jun./2014, p. 349-362.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Revista Visuais