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Corpas-enqueerzilhadas e alianças insólitas no cinema brasileiro
Capa: Marta Strambi, "Molotove-me" (detalhe), objeto/performance, 2019.
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Palavras-chave

Queer
Encruzilhada
Cinema brasileiro

Como Citar

SOUSA, Ramayana Lira de; BRANDÃO, Alessandra Soares. Corpas-enqueerzilhadas e alianças insólitas no cinema brasileiro. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 51–71, 2021. DOI: 10.20396/visuais.v7i2.15945. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/15945. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esse artigo propõe uma chave de leitura queer para uma produção de curtas-metragens brasileiros recente em que reconhecemos uma reconfiguração dos espaços para o acolhimentos das corpas LGBTQIA+, um trabalho de reimaginação das relações e do mundo, que nos leva ao complexo conceito da enqueerzilhada, um espaço sobredeterminado que reimagina processos de exclusão/inclusão ao mesmo tempo em que torna visíveis formas de vida em trânsito. Apontamos, ainda, que essas construções também implicam uma rearticulação da voz e do corpo no que Maria Galindo chama de alianças insólitas. Concluimos com uma possibilidade de entender essa produção recente como pensamento sobre o mundo que produz uma fértil pedagogia queer

https://doi.org/10.20396/visuais.v7i2.15945
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