Banner Portal
The Glorious Eden
Capa: Marta Strambi, "Molotove-me" (detalhe), objeto/performance, 2019.
PDF

Palavras-chave

Sintra
Paisagem
Turismo cultural
Grand Tour
Grand tour
Literatura de viagens

Como Citar

BATISTA, Jorge Rodrigues. The Glorious Eden : a paisagem-imagem de Sintra e o turismo cultural. Grand Tour e literatura de viagens. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 137–154, 2021. DOI: 10.20396/visuais.v7i2.15307. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/15307. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente artigo pretende contribuir para o conhecimento da influência exercida pela trilogia: paisagem-imagemGrand Tour – literatura de viagens, na criação e divulgação da imagem de Sintra. A articulação destes três fatores e a esfera de influência de cada um deles transforma Sintra num lugar privilegiado aos olhos do espetador-contemplador.A crescente divulgação de Sintra, sobretudo na literatura de viagens, teve como principal consequência um aumento de viajantes, que hoje denominaríamos turistas. Os ingleses contam-se em maior número, uma vez que o Grand Tour, enquanto fenómeno que motivou jovens aristocratas a percorrer toda a Europa, teve início em Inglaterra. Porém, à medida que avança a centúria oitocentista há uma diversificação das nacionalidades dos turistas que visitam Sintra e que produzem literatura sobre o local. Paralelamente, o Grand Tour e a literatura de viagens potenciaram uma intervenção na paisagem cenográfica de Sintra, que passou, sobretudo, pela construção, recuperação e valorização do património cultural e natural existentes, incluindo palácios, parques e jardins, operando uma reconfiguração visual do real, muitas vezes imprimindo a determinadas estruturas um aspeto de abandono, decadentista, selvagem e até de ruína que pretende, objetivamente, adequar as características do lugar ao espírito estético do movimento romântico.

https://doi.org/10.20396/visuais.v7i2.15307
PDF

Referências

ABASCAL, Juan Manuel e CEBRIÁN, Rosário, 2009, Los Viajes de José Cornide por España y Portugal de 1754 a 1801, Madrid, Real Academia de la História.

ABRANTES, Duchesse D´, 1838, Souvenirs d`une Ambassade et d`un Séjour en espagne et en Portugal, de 1808 1811, Bruxelles, Sociétè Belge de Librairie, etc.

ANDERSEN, Hans Christian, 1870, In Spain, a visit to Portugal, New York, Cambridge: Riverside Press.

ARROYO, António, 1908, Notas sobre Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.

BADCOCK, Lovell, 1835, Rough Leaves from a Journal kept in Spain and Portugal during the years 1832, 1833, & 1834, London, Richard Bentley.

BAILLIE, Marianne, 2002, Lisbon in the years of 1821, 1822 and 1823, Tradução e Introdução Albano Nogueira, Lisboa, Textos Biblioteca Nacional.

BATISTA, Jorge, 2011, Palácio de Seteais – Arquitectura e Paisagem, Livros Horizonte, Lisboa.

BATISTA, Jorge, 2018, a Paisagem-imagem de Sintra e a sua natureza visual, Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.

BECKFORD, William, 1835, Memoirs of William Beckford, 2 Volumes, London, Charles J. Skeet, Publisher.

BECKFORD, William, 1901, A Corte da Rainha D. Maria I, Lisboa, Livraria Editora Tavares Cardoso & Irmão.

BECKFORD, William, 1957, Diário de William Beckford (em Portugal e Espanha), Lisboa, Empresa Nacional de Publicidade.

BERKELEY, Alice e LOWNDES, Susan, 1994, English Art in Portugal, Collection História da Arte, Edições Inapa, Lisboa.

BORRALHO, Maria Júdice, 1998, «William Beckford e a paisagem», in Romantismo – Imagens de Portugal na Europa Romântica, Sintra, Instituto de Sintra, p. 59-62.

BRELAZ, Celestine, 1840, Croquis de Cintra dessinés d`après nature et litographiés par C. NE B., 1840, Lisboa, Lith. de M.el Luiz.

BURNETT, William H., s/d, Views of Cintra, s/l.

BYRON, Lord, 1833, Life and works of Lor Byron. With original and selected information on the subjects of the engravings, Volume 1, London, Published by John Murray.

BYRON, Lord, 1839, The Poetical Works, Volume 1, Philadelphia, Published by R. W. Pomeroy.

BYRON, Lord, 1814, The Poetical Works, Volume 2, Boston, Published by Cummings & Hilliard.

BYRON, Lord, 1854, Childe Harold`s Pilgrimage, Edited by Thomas Moore, Philadelphia, Published by Henry Carey Baird.

CHAVES, Castelo Branco, 1987, Os Livros de Viagens em Portugal no século XVIII e a sua projecção europeia, Lisboa, Biblioteca Breve.

COOPER, William White, 1840, The invalid`s guide to Madeira, with a description of Tenerife, Lisbon, Cintra, Mafra, etc. and a vocabulary of the portuguese and english languages, London, Smith, Elder and co.

COSTA, Francisco, 1982, Beckford em Sintra no Verão de 1787 - História da Quinta e Palácio do Ramalhão, Sintra.

COUTINHO, Glória Azevedo, 2008, Monserrate, Lisboa, Livros Horizonte.

CRASKE, Mathew, 1997, Art in Europe 1700-1800: A History of the Visual Arts in an Era of Unprecedented Urban Economic Growth «Oxford History of Art», Oxford, Oxford University Press.

GRAVES, Michael, 2005, Images of a Grand Tour, New York, Princeton University Press.

IVES, Colta, 2001, Romanticism and the School of Nature. Nineteenth-Century Drawings and Paintings from the Karen B. Cohen Collection, New York, The Metropolitan Museum of Art, Yale University Press.

JACK, Malcom, 1998, «Was Beckford a true friend of Portugal?», in Romantismo – Imagens de Portugal na Europa Romântica, Sintra, Instituto de Sintra, p. 119-126.

LICHNOWSKY, Príncipe, 1844, Portugal: Recordações do anno de 1842, Lisboa, Imprensa Nacional.

MIRZOEFF, Nicholas, edited by, 2010, The Visual Culture Reader, second edition, London and New York, Routledge.

MURPHY, James Cavanah, 1795, Travels in Portugal through the provinces of Entre Douro e Minho, Beira, Estremadura and Alentejo in the years 1789 and 1790, Londres.

MUCHAGATO, Jorge, 2009, O Palácio e Parque da Pena. Fontes e Bibliografia para Apoio à Investigação Histórica – Volume I, O Mosteiro de Nossa Senhora da Pena. Sintra.

MUCHAGATO, Jorge, 2009, O Palácio e Parque da Pena Fontes e Bibliografia para Apoio à Investigação Histórica - Volume II, O Palácio da Pena, Sintra.

NETO, Maria João Baptista, 1998, «James Murphy e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória», in Romantismo – Imagens de Portugal na Europa Romântica, Sintra, Instituto de Sintra, p. 291-306.

NETO, Maria João Baptista, 2006, Thomas Pitt. Observações de uma Viagem a Portugal e Espanha (1760), Observations in a Tour to Portugal and Spain (1760), Lisboa IPPAR.

NETO, Vítor Hugo, 1998, «Portugal e os portugueses vistos por William Beckford», in Romantismo – Imagens de Portugal na Europa Romântica, Sintra, Instituto de Sintra, p. 79-86.

REIS, Vítor dos, A vida das imagens: nos cinquenta anos do Art and Illusion de E. H. Gombrich, Arte Teoria, Lisboa.

REWALD, Sabine, 2011, Rooms with a View: The Open Window in the Nineteenth Century, New York, The Metropolitan Museum of Art, Yale University Press.

RUDERS, Carl Israel, 2002, Viagem em Portugal, 1798-1802, Lisboa, BNP.

SCHIOPPETTA, Domingos, s/d, Álbum de Gravuras - Sintra e Colares de Domingos Schioppettta, s/l..

SERRÃO, Vítor, Sintra, Lisboa, 1989.

SILVA, Maria Ribeiro, 1998, «O romantismo de Albrecht Haup e a “A Arquitectura do Renascimento em Portugal”», in Romantismo – Imagens de Portugal na Europa Romântica, Sintra, Instituto de Sintra, p. 307-344.

SOUSA, António Dâmaso de Castro e, 1841, Memória Histórica sobre a origem da fundação do real mosteiro de N. S. da Pena, Lisboa, Tipografia de António José Cândido da Cruz.

SOUSA, António Dâmaso de Castro e, 1843, Investigação ao Castello, Situado na Serra de Cintra, Lisboa, Tipografia de António José Cândido da Cruz.

SOUSA, Tude de, 1951, Mosteiro, Palácio e Parque da Pena, Sintra, Sintra Gráfica.

SOUTHEY, Robert, 1808, Letters written during a journey in Spain, and a short residence in Portugal, 2 Volumes, London, Printed for Longman, Hurst, Burst, Rees, and Orme.

STOCKDALE, Colebrooke, s/d, Souvenir of Sintra, Drawn from Nature, s/l.

VERMEULEN, Ingrid, 2010, Picturing Art History: The Rise of the Illustrated History of Art in the Eighteenth Century, Amsterdam University Press.

VERSCHAFFEL, Bart, 2007, Essais sur les genres en Peinture. Nature Morte, Portrait, Paysage, Bruxelas, La Lettre Volée.

VERSCHAFFEL, Bart, The world of the Ladscape, http://dx.doi.org/10.7771/1481-4374.2036 [consultado em 22-12-2020].

VIVIAN, George, 1839, Scenery of Portugal & Spain, On Stone by L. Hague, London, P. & D. Colnaghi & C.ª Pall Mall, East Ackermann & c.º Strand.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.