Banner Portal
A ação criativa do ativismo por uma educação artística crítica e social
PDF

Palabras clave

Artivismo
Arte educação
Educação infantil
Instalação de arte
Videoarte

Cómo citar

SÁNCHEZ-ARENAS, Bibiana Soledad. A ação criativa do ativismo por uma educação artística crítica e social. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 23–42, 2019. DOI: 10.20396/visuais.v5i1.12134. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/12134. Acesso em: 25 ago. 2024.

Resumen

Este artigo pretende fazer uma aproximação das práticas artísticas incluídas no neologismo do artivismo (arte + ativismo) e sua possível ligação com o contexto educacional durante a formação da Faculdade de Educação Infantil da Universidade de Múrcia. Sendo o objetivo geral, desenvolver a criatividade dos alunos em direção a uma ação crítica e social. Para isso, é utilizada a metodologia "Pesquisa baseada nas artes". O artista se torna pesquisador / mediador / facilitador / professor, e o artivismo é uma ferramenta ideal para a comunidade educacional se expressar por meio de narrativas artísticas contemporâneas, como instalação e vídeo arte. Favoreceu isso, a aquisição de habilidades sociais e cívicas, promovendo a reflexão crítica e criativa nos alunos; e a recuperação da comunicação entre arte e o público em geral, vinculando arte e vida, quebrando os papéis tradicionais no campo acadêmico.

https://doi.org/10.20396/visuais.v5i1.12134
PDF

Citas

BOURRIAUD, N. Arte relacional. Buenos Aires: Adriana Gil Editora, 2006.

DANTO, A. Más allá de la caja Brillo. Las artes visuales desde la perspectiva posthistórica. Madrid: Akal, 2003.

DE BONO, E. Aprender a pensar. España: Plaza y Jané, 1991.

DELGADO, M. Artivismo y pospolítica. Sobre estetización de las luchas sociales en contextos urbanos. Quaderns-e, 18(2), 68-80, 2013. https://bit.ly/2rCNCKZ

FELSHIN, N. ¿Pero esto es arte? El espíritu delarte como activismo. In: BLANCO, P. & al. (Eds.), Modos de hacer: arte crítico, esfera pública y acción directa. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2001.

LIPPARD, L. R. Caballos de troya: arte activista y poder. MARZO, J. L. (ed.) Fotografía y activismo, Gustavo Gili. Barcelona, 1983.

MALDONADO, M. R. Artivismopara combatir las injusticias sociales. El trinomio arte-activismo-comunicación se convierte en aliado del feminismo. Volumen 1. Aularia. El país de las aulas, 2019.

MANONELLES, L. Ai weiwei: la recepción de su producción artística. Revista Arte, Individuo y Sociedad, Vol. 27, Núm. 3, 2015.

MARÍN, R. La investigación en educación artística. Revista Educatio Siglo XXI, Vol. 29 nº 1, 2011.

MATEOS, C. Y SEDEÑO, A. Videoartivismo: poética del conflicto simbólico. Comunicar, nº 57. V. XXVI. Revista Científica de Educominicación, 2018.

POPPER, F. Arte, acción y participación. El artista y la creatividad de hoy. Madrid: AKAL, 1989.

SÁNCHEZ, B.S. Arte+ciencia+vida=arte. El arte de acción como experiencia de vida. La presentación de metarrepresentaciones durante la acción. Universidad Miguel Hernández de Elche (Alicante), 2015.

VALDIVIESO, M. La apropiación simbólica del espacio público a través del artivismo, 2014. Las movilizaciones en defensa de la sanidad pública en Madrid. Scripta Nova, 18(493), 1-27. https://bit.ly/2IokbCW.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.