Banner Portal
Francisco Laranjo, in a certain blue (that may not seem blue)
Nesta edição da Revista Visuais dedicamos uma especial homenagem ao artista plástico e professor  Francisco Laranjo. Nascido em Lamego, ao norte de Portugal, mudou-se  para o Porto  aos 18 anos onde concluiu o Curso Superior de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes do Porto. Nesta Escola, nos anos 1990, obteve o título de Professor Catedrático e posteriormente o de Professor Emérito. Francisco Laranjo foi também o Diretor da FBAUP, deixando um importante legado para a sua comunidade. Seu trabalho como pintor é reconhecido internacionalmente, tendo exposto na Europa, Ásia e nas Américas. Foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Sociedade Nacional de Belas Artes. Francisco Laranjo foi também um grande apoiador de artistas e investigadores de várias nacionalidades que tiveram a oportunidade de conhecer sua enorme sabedoria e distinta sensibilidade humana.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Francisco Laranjo
Oriente
Sineva
Representation
Landscape
Zen
Painting

How to Cite

SABINO , Isabel. Francisco Laranjo, in a certain blue (that may not seem blue). Revista Visuais, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 46–68, 2023. DOI: 10.20396/visuais.v9i2.18507. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/18507. Acesso em: 12 may. 2024.

Abstract

With Francisco Laranjo there is the concern of the world. And the burning questions at every moment are present in your search for information, making sure you don't ignore them with a very unique coherence, marked by the awareness of the extended time that de-dramatizes the now, and by your own capacity for action. In gestures embodied in pictorial representation, the landscape suggests ambiguous spaces where perception and knowledge merge and, beyond what is evident in reality, something different insinuates itself. Laranjo's words, in the subtitles of this text, guide this evocation and reflection on the spiritual meaning of his painting.

https://doi.org/10.20396/visuais.v9i2.18507
PDF (Português (Brasil))

References

CASTRO, Laura. “Como paisagem”. Em Francisco Laranjo, Solidão e Utopia, 2013, p. 105.

CHENG, François. Vide et plein. Le langage pictural chinois. Paris: Éditions du Seuil, 1991.

CLÁUDIO, Mário. “Genesíaco”, em Francisco Laranjo, Tempo, espaço e matéria, 2009, s/n página.

LAMBERT, Fátima. “Francisco Laranjo, uma unidade de memórias, transformações e imagens”. Em Francisco Laranjo, Solidão e Utopia, 2013, p. 131.

JUDD, Donald. Écrits 1963-1990. Paris: Daniel Lelong Éditeur, 1991.

LARANJO, Francisco. Recent Works. Catálogo da exposição, Latvijas Makslas Akamemija e Galerija Bastejs, Riga, Letónia, Setembro 2002. Coord. Ed. Cláudia Gonçalves, apresentação de Augusto Machado, textos de Aleksejs Naumovs, António Rebordão Navarro e Fátima Lambert.

LARANJO, Francisco. Solidão e Utopia. Catálogo da exposição, Lugar do Desenho | Fundação Júlio Resende, 2005.

LARANJO, Francisco. Tempo, espaço e matéria. Catálogo das exposições na Galeria Diário de Notícias e Galeria Jornal de Notícias: Lisboa e Porto: Diário de Notícias / Jornal de Notícias, 2009.

LARANJO, Francisco. Lição de síntese, Provas de Agregação, 2010. Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto.

LARANJO, Francisco. Solidão e Utopia. Coord. Ed. José da Cruz Santos. Prefácio de Vasco Graça Moura. Apresentação, recolha de textos e imagens de Laura Castro. Textos de Adolfo Montejo Navas, Diogo Alcoforado, Fátima Lambert, Fernando Pernes, George Sherlock, Jacques Rangasamy, Joachim Heusinger Von Waldegg, Joaquim Matos Chaves, Júlio Resende, Mário Cláudio, Park Nam Hee, Seiryo Ikawa. Porto: Mododeler, 2013.

LARANJO, Francisco. Infinitum. Catálogo de exposição. Cooperativa Árvore, Porto, 9.10-4.11.2015. Porto: Ed. Francisco Laranjo, 2015.

LARANJO, Francisco. Luz em suspensão. Catálogo da exposição no Museu de História e Cultura de Nagasaki, 2015.

PARK, Nam Hee. “Calígrafo português, Francisco Laranjo”. Em Francisco Laranjo, Solidão e Utopia, 2013, p. 39.

RESENDE, Júlio. “O domínio de um espaço”. Em Francisco Laranjo. Solidão e Utopia, catálogo da exposição, Lugar do Desenho | Fundação Júlio Resende, 2005.

SEIRYO, Ikawa. Texto de apresentação. Em Francisco Laranjo. Luz em suspensão. Catálogo da exposição no Museu de História e Cultura de Nagasaki, 2015, s/n página.

SEIRYO, Ikawa. “O artista Francisco Laranjo ou Daruma, e Nagasaki”. Em Francisco Laranjo, Solidão e Utopia, 2013, p. 43, 44.

VALLIER, Dora. A arte abstracta. Lisboa: Edições 70, 1986.

ZHENG, Xi. Zen Aesthetic: Development and Influence in Culture and Contemporary Painting of China, Japan and USA.PHD Thesis. Director Domènec Corbella Llobet co-director Bibiana Crespo Martín. Doctorate Program La Realidad Asediada: Posicionamientos Creativos. Universitat de Barcelona, Faculty of Fine Arts, 2017.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Visuais

Downloads

Download data is not yet available.