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Contributos para o percurso da gravura e do ensino artístico em Portugal entre os séculos XVIII e XIX
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Palavras-chave

Gravura
Ensino artístico
História da gravura
Academia
CIEBA

Como Citar

BATISTA, Jorge Rodrigues. Contributos para o percurso da gravura e do ensino artístico em Portugal entre os séculos XVIII e XIX. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 85–105, 2019. DOI: 10.20396/visuais.v5i2.12301. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/12301. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo pretende contribuir para o conhecimento do percurso da gravura e do ensino artístico em Portugal entre os séculos XVIII e XIX. O percurso da gravura iniciado no século XVI, atinge um momento de excelência na primeira metade do século XVIII devido, sobretudo, ao expressivo apoio mecenático do rei D. João V às artes e ao ensino artístico. O monarca, executou uma política estratégica ao serviço das artes, recorrendo a um financiamento sem precedentes e utilizando para o efeito a máquina diplomática do estado. A criação de escolas e academias, a contratação de mão de obra especializada estrangeira, como o famoso gravador italiano Francesco Bartolozzi, foram fatores fundamentais para o desenvolvimento do ensino artístico em geral e para a arte da gravura em particular. O acolhimento de técnicas inovadoras como a litografia, permitiram revolucionar o panorama artístico nacional até à difusão da fotografia que viria a ser responsável por uma mudança de paradigma no mundo das artes.

https://doi.org/10.20396/visuais.v5i2.12301
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