Banner Portal
Nadir Afonso - o mínimo e o maior
PDF

Palavras-chave

Pintura
Corpus teórico
Responsabilidade estética

Como Citar

LAMBERT, Maria de Fátima. Nadir Afonso - o mínimo e o maior: sequenzas. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 4, n. 7, p. 86–116, 2018. DOI: 10.20396/visuais.v4i7.12128. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/12128. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A obra de Nadir Afonso aborda-se com responsabilidade estética, antropológica e historiográfica. Há que ponderar a sua globalidade, a sua polissemia, destacando e identificando os elementos mínimos para atingir o maior. A responsabilidade sociocultural aglutina, portanto, seguindo o raciocínio, as demais, tornando-as partes imprescindíveis de um corpus teórico e poiético.

https://doi.org/10.20396/visuais.v4i7.12128
PDF

Referências

AA. Catálogo Sem Limites (2010) Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis e Museu do Chiado.

Afonso, Laura (2010) A crítica na obra de Nadir Afonso -O caso das obras de título citadino. Lisboa: Universidade Aberta. In: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1724/3/TESE_%20A%20CR%C3%8DTICA%20NA%20OBRA%20de%20Nadir%20Afonso%20.pdf. (consulta 07 maio 2014).

Afonso, Nadir (2012) Nadir Afonso conversa com Agostinho Santos. Lisboa: Âncora Ed.

Afonso, Nadir (1998) O sentido da arte. Lisboa: Livros Horizonte.

Afonso, Nadir (1993) Le Sens de l’Art. Lisboa: INCM.(1995) Síntese estética. Porto: Árvore.

Afonso, Nadir (1997) Universo e pensamento. Porto: Edições Afrontamento.

Arasse, Daniel (1992) Le Détail -pour une histoire rapprochée de la peinture. Paris: Flammarion.

Barros, Manoel de (2010) Poesia Completa. S. P.: Texto Editores Ltda Leya.

Burckhardt, Jakob (1892–1894) Le Cicerone, guide de l’art antique et de l’art moderne en Italie. Paris, Firmin-Didot, 2 vol. (1ªedição alemã 1855) In: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k117172t.texteImage e https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1171736. (consulta 23 fevereiro 2014).

(1888) Renaissance und Barock: eine Untersuchung über Wesen und Entstehung des Barockstils in Italien. München: Theodor Ackewrman in https://warburg.sas.ac.uk/pdf/cnp65b2239390.pdf(consulta a 24 fevereiro 2014).

Castro, Laura e Lambert, Fátima (2001) Catálogo + de 20 grupos e episódios no Porto do séc. XX. Porto: Galeria Municipal (2 volumes).

Chirollet, Jean-Claude (2016) Esthétique du détail. Paris: Connaissances et SavoirsDeleuze, Gilles (1968) Différence et Répétition. Paris: PUF.

Derrida, Jacques (1967) L'écriture et la différence. Paris: Éditions du Seuil.

D'Ors, Eugeni(2004) Barroco. Barcelona: Tecnos.

Félebien, André (2007) Entretiens sur les vies et les ouvrages des plus excellents peintres anciens et modernes, 1666-1668. Paris: éd. Les Belles Lettres.

Gonçalves, R.M., Fróis, J.P. e Marques, E. “Primeiro Olhar” (2002) In: http://arte-factoheregesperversoes.blogspot.pt/2010/04/nadir-afonso-1.html (consulta 13 março 2014).

Holanda, Francisco de (1984) Da Pintura Antiga.Lisboa: INCM.

Lambert, Fátima e Fernandes, João (2001) Porto 60/70: os artistas e a cidade. Porto: Museu deArte Contemporânea de Serralves/ASA Ed.

Negreiros, Almada (1992) Textos de Intervenção. Lisboa: INCM.

Pessoa, Fernando (1980) Textos de Crítica e de Intervenção. Lisboa: Ática.

Sarduy, Severo (1987) Barroco. México: Fondo de Cultura Económicain http://filosofiadaarte.no.sapo.pt/barroco.html(consulta 11 janeiro 2014).

Vasarély, Victor et allie(1955) Manifeste Jaune. In: https://monoskop.org/Kinetic_art (consulta 13 março 2014).

(1972) Notes Brutes. Claude Desailly. “Introduction”. Paris: Denöel.

Downloads

Não há dados estatísticos.