Resumo
O texto compila ideias autónomas que inquirem sobre viagem, enquanto ímpeto para recolher, armazenar e conceber a paisagem, organizando sua dimensão imagética em pluralidade e polissemia. As tipologias de paisagem acompanham-se e distinguem-se, decorrendo das finalidades autorais que as questionam e interseccionam. O conceito de paisagem acolhe modelos estéticos e artísticos que, simultaneamente, transformam o pensamento crítico e historiográfico que lhe tem assistido ao longo dos últimos dois séculos, muito em particular. Pretende-se, assim, contribuir, quer para a formulação de novas interrogações, quer para a aferição de algumas conclusões parcelares; promulgando novas aceções e definições dos três conceitos-chave consolidados pela memória: paisagem, viagem, imagem.
Referências
AA.VV. Memória da Amazónia, Alexandre Rodrigues Ferreira e a viagem philosophica pelas Capitanias do Grã-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuyabá –1783-1792. Coimbra: Museu e Laboratório Antropológico da Universidade de Coimbra, 1991.
AA.VV. Le paysage –choix de textes présentés par Aline François-Colin et Isabelle Vazelle. Paris: Les Éditions de l’Amateur, 2001.
AA.VV. Viagem ao Brasil de Alexandre Rodrigues Ferreira. Petrópolis: Kapa Editorial. 2 Vols. 2002.
AL BERTO. Aprendiz de viajante. O anjo mudo. Lisboa: Contexto. 1993.
ALPERS, Svetlana. A arte de descrever. São Paulo: Edsup, 1999.
BABEAU, Albert. Les voyageurs en France, depuis la renaissance jusqu'à la révolution. Paris: 1928.
BERGSON, Henri. Matéria e memória -ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fonte, 2009.
BERQUE, Augustin. Paysage, milieu, histoire. Cinq Propositions pour une théorie du paysage. Paris: Éditions Champ Vallon, 1994. pp. 11-30.
BERQUE, Augustin. El pensamiento paisajero. Madrid: Ed. Biblioteca Nueva, 2009.
BESSE. Jean-Marc. Le Goût du monde, exercices du paysage. Paris: Actes du Sud, 2009.
BRISSAC-PEIXOTO, Nelson. O olhar do estrangeiro. O olhar (Org. Adauto de Novaes). São Paulo: Companhia das Letras, 1988. pp. 361-363.
BRISSAC-PEIXOTO, Nelson. Cenários em ruínas – a realidade imaginária contemporânea. Lisboa: Gradiva, 2010.
CARVALHO, Bernardo. Mongólia. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
CELAN Paul. A morte é uma flor. Lisboa: Cotovia, 1998.
DELEUZE, Gilles. Imagem-tempo cinema 2. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.
DENIS, Michel. Las imagénes mentales. Madrid: Siglo XX, 1985.
HEILBRUN, Françoise. Paesaggio e natura. Paris: Musée d’Orsay, 2004.
HELDER, Herberto. Photomaton & Vox. Lisboa: Assírio & Alvim. 1995.
JACKSON, John Brinckerhoff. A sense of place, a sense of time. Yale University, 1994.
KLEIN, Bruno. Le paysage et la genèse de l’histoire de l’art. Paisagem e arte: a invenção da natureza, a evolução do olhar. I COLÓQUIO INTERNACIONAL DO CBHA–CIHA. São Paulo:5 a 10 de setembro de 1999. Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/1999/arquivos/pdf/pg53_bruno_low.pdf. Acesso em: 20 mar. 2016.
IANNI, Octavio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
LOPES SIMÕES, A. O mar. Selecta das escolas para a instrução primária. Porto: Livraria Portuense de Lopes & Cª –Editores. Circa, 1886.
MACHADO DE ASSIS. Uma excursão milagrosa. Obra Completa. Vol. II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
MADERUELO, Javier (Ed.). Paisaje y pensamiento. Madrid: Fundación Beulas, CDAN. Abada Editores, 2006.
MADERUELO, Javier. Paisaje y território. Madrid: Fundación Beulas, CDAN. Abada Editores, 2008.
MARIN, Louis. A descrição da imagem: a propósito de uma paisagem de Poussin. A análise das imagens – seleção de ensaios da revista “communications”. Petrópolis: Editora Vozes, 1973. pp. 82-121.
MEISTRE, Xavier de. Viagem à roda do meu quarto. Lisboa: & etc, 2002.
PEDRAS, Lúcia Ricotta V. A paisagem em Alexander von Humboldt: o modo descritivo dos quadros da natureza. REVISTA USP, São Paulo, n. 46, p. 97-114. junho/agosto, 2000.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego por Bernardo Soares. vol. II. Lisboa: Ática, 1982.
RANCIERE, Jacques. Le destin des images. Paris: LaFabrique Éditions, 2003.
ROGER, Alain. La naissance du paysage en Occident. Paisagem e arte: a invenção da natureza, a evolução do olhar. I COLÓQUIO INTERNACIONAL DO CBHA –CIHA. São Paulo: 5 a 10 de setembro de 1999. Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/1999/arquivos/pdf/pg33_alain_roger_low.pdf. Acesso em: 20 mar. 2016.
ROGER, Alain. Histoire d’une passion théorique ou comment on devient un Raboliot du Paysage. Cinq Propositions pour une théorie du paysage. Paris: Éditions Champ Vallon, 1994. pp.107-123.
ROGER, Alain. Nus et paysages. Essai sur la fonction de l’art. Paris: Aubier, 1978.
TILLEY, Christopher. A phenomenology of landscape. Oxford: Berg publishers, 1994.
VOLTAIRE. Micrômegas. Disponível em: http://www.atramenta.net/lire/micromegas/956/4#oeuvre_page. Acesso em: 20 mar. 2016.