Banner Portal
Francisco Laranjo, o caminho de dentro como caminho vital da pintura
Nesta edição da Revista Visuais dedicamos uma especial homenagem ao artista plástico e professor  Francisco Laranjo. Nascido em Lamego, ao norte de Portugal, mudou-se  para o Porto  aos 18 anos onde concluiu o Curso Superior de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes do Porto. Nesta Escola, nos anos 1990, obteve o título de Professor Catedrático e posteriormente o de Professor Emérito. Francisco Laranjo foi também o Diretor da FBAUP, deixando um importante legado para a sua comunidade. Seu trabalho como pintor é reconhecido internacionalmente, tendo exposto na Europa, Ásia e nas Américas. Foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Sociedade Nacional de Belas Artes. Francisco Laranjo foi também um grande apoiador de artistas e investigadores de várias nacionalidades que tiveram a oportunidade de conhecer sua enorme sabedoria e distinta sensibilidade humana.
PDF

Palavras-chave

Pintura
Douro
Mundo
Viagem
Memória
Gesto
Encontro

Como Citar

FERREIRA, Antonio Quadros. Francisco Laranjo, o caminho de dentro como caminho vital da pintura. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 7–22, 2023. DOI: 10.20396/visuais.v9i2.18510. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/18510. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Existe na obra de Francisco Laranjo um projecto de viagem (e) de mundo,  simultaneamente encontro e percurso das memórias crepusculares, onde o gesto diz o Douro e o Mundo, e em que a pintura faz resgatar a dimensão humana, enquanto viagem de um lugar que é simultaneamente encontro e percurso das memórias crepusculares que transformam a emoção cósmica em estado de destino. Por isso, e em direcção a uma gestualidade mínima, a obra de Francisco Laranjo faz preservar as suas origens durienses, em movimento para uma pintura de água como caminho de dentro, uma pintura uterina, ou uma pintura em estado de nascimento matricial, onde o caminho solar se faz eco da luz em movimento que inscreve e que percorre os caminhos cósmicos de um pensamento congregador, de paz, e de convicção do poder da arte.

https://doi.org/10.20396/visuais.v9i2.18510
PDF

Referências

FERREIRA, António Quadros. A Pintura É Uma Lição, Sciencia Potentia Est (coord), co-edição i2ADS/Edições Afrontamento, Porto, 2022

________________________________. A Pintura Antes da Pintura: ou a pintura de grau zero. Novas Edições Acadêmica, 2017

________________________________. Pensar o fazer da pintura (coord), co-edição i2ADS/Edições Afrontamento, Porto, 2017

________________________________. Fazer Falar a Pintura. Porto: Editora da Universidade do Porto, 2011

________________________________. Depois de 1950. Porto: Edições Afrontamento, 2009.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.