Banner Portal
Natureza híbrida para um território sensível
Imagem da capa: Marta Strambi
PDF

Palavras-chave

Natureza
Tecnologia
Sensível
Hiperorganismo sutil

Como Citar

NÓBREGA , Carlos Augusto Moreira da. Natureza híbrida para um território sensível. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 51–63, 2023. DOI: 10.20396/visuais.v9i1.18303. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/18303. Acesso em: 13 maio. 2024.

Resumo

A partir da residência artística “Baía de Guanabara”, situada na Ilha de Paquetá, no contexto do projeto “Territórios Sensíveis”, o presente artigo trata da criação de sistemas híbridos, segundo a concepção de hiperorganismos, para refletir sobre a confluência das redes orgânicas, telemáticas e sutis na arte. Apoiado numa visão ecossistêmica que integra o criar, através de processos de invenção; o cultivar, no sentido de regeneração da cultura segundo novos modos de existência; e o conectar, através do exercício de ligação e ativação de redes afetivas e telemáticas, propomos tal concepção triádica como modo de integração sensível entre natureza, tecnologia e magia. 

https://doi.org/10.20396/visuais.v9i1.18303
PDF

Referências

ASCOTT, Roy. Behaviourist Art And Cybernetic Vision. Cybernetica: Journal of the International Association for Cybernetics, v.9; 10, n.4; 1. 1966; 1967.

ASCOTT, Roy. Towards a Field Theory for Post-Modernist Art. Leonardo, v.13, n.1, p.51-52. 1980.

CANGUILHEM, Georges. Machine and Organism. In: J. Crary e S. Kwinter (Ed.). Incorporations. New York: M.I.T. Press, 1992.

CLARKE, Bruce e HENDERSON, Linda Dalrymple. “From energy to information: representation” in Science and technology, art, and literature. Stanford, Calif: Stanford University Press. 2002

COCCIA, Emanuele. A vida das Plantas. Uma metafísica da mistura. Desterro: Cultura e Barbárie, 2018. 160 p.

FONTENELLE, Isleide. Consumindo (n)o Antropoceno. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helio-mattar/2022/07/consumindo-no-antropoceno.shtml. Acesso em: 03/02/2023.

HO, Mae Wan. The rainbow and the worm: the physics of organisms. Singapore; River Edge, NJ: World Scientific. 1993

KRENAC, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras. 2019

MATURANA, Humberto R. e VARELA, Francisco J. Autopoiesis and cognition: the realization of the living. Dordrecht: D. Reidel Publishing Company, 1980

NÓBREGA, Carlos Augusto Moreira. Art and Technology: coherence, connectedness, and the integrative field. (PhD in Interactive Arts). Planetary Collegium - School of Art and Media, University of Plymouth, Plymouth - UK, 2009. 297 p.

POPP, Fritz Albert. “On the coherence of ultraweak photonemission from living systems”. In: C. W. Kilmister (Ed.). Disequilibrium and Self-Organization. Dordrecht: D. Reidel Publishing Co. pp. 207-230, 1986.

RIBEIRO, Walmeri. Poéticas do outrar-se: a potênica de corpos porosos na criação de mundos possíveis. In: C. a. M. D. Nóbrega e M. L. P. G. Fragoso (Ed.). Hiperorgânicos. Arte, consciência e natureza. Rio de Janeiro: Editora Circuito, v.3, 2021.

SHIVA, Vandana. Monocultures of the Mind: Perspectives on Biodiversity and Biotechnology. London and New York: Zed Books Ltd. 1993

SIMONDON, Gilbert. Do Modo de Existênica dos Objetos Técnicos. Rio de Janeiro: Contra Ponto. 2020

STENGERS, Isabelle. A proposição cosmopolítica. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n.69, p.442-464. 2018.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.