Resumo
Este artigo se baseia nos pontos em comum das práticas artísticas em conexão com as relações entre território, corpo e o Antropoceno. Ao investigar o território como um "co-autor" de nossas narrações individuais e coletivas, lançamos luz sobre as intervenções artísticas e/ou ações performativas que realizamos durante as residências artísticas do projeto socialmente engajado Territórios Sensíveis, especificamente em dois lugares insulares da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, Brasil: "Colônia Z-10" e "Ilha de Paquetá". Ao observar como as questões ambientais que afetam esses lugares podem ser abordadas por meio de práticas artísticas, buscamos as maneiras pelas quais as dimensões micropolíticas e imaginárias podem ser reforçadas ou restauradas à luz da atual crise climática global.
Referências
ARLANDER, Annette. “Introduction to future concerns: Multiples future of Performance as Research?”. Performace as Research: Knowledge, Methods, Impacts. London: Routledge, 2017. https://doi.org/10.4324/9781315157672
ALENCAR, Emanuel. Baía de Guanabara: Descaso e Resistência. Rio de Janeiro: Mórula editorial, 2016.
BISHOP, Claire. Artificial Hells: Participatory art and the politics of spectatorship. London: Verso, 2012.
SPATZ, Ben. 2017. “Embodiment as First Affordance: Tinkering, Tuning, Tracking”. Performance Philosophy. VOL 2, NO 2: 257-271, DOI: https://doi.org/10.21476/PP.2017.2261
HAESBAERT, Rogério. “Global sense of place and multi-territoriality. Notes for dialogue from a ‘peripheral’ point of view” In Spatial Politics: Essays for Doreen Massey, Wiley-Blackwell, Chichester, 146-157, 2013.
Hunter, Lynette; Rose Riley, Shannon (Eds). Mapping Landscapes for Performance as Research: Scholarly Acts and Creative Cartographies. New York: Palgrave Macmillan, 2009.
KESTER, Grant. Dialogical Aesthetics. In: Conversation Pieces – Community and Communication in Modern Art. University of California Press, 2013.
KLEIN, Naomi. This Changes Everything: Capitalism vs the Climate. London: Allen Lane, 2014.
MASSEY, Doreen. For space. New York: Sage Publications, 2005.
MASSUMI, Brian. Parables for the virtual: movement, affect, sensation. London: Duke University Pres, 2002.
PASQUINELLI, Elena. Varela and embodiment. Journal of Aesthetic Education, 40(1), 33–35, 2006. https://doi.org/10.1353/jae.2006.0001
PINK, Sarah. Doing Sensory Ethnography. New York: Sage Publications, 2015.
VARELA, F. J., Thompson, E., Rosch, E., & Kabat-Zinn, J. The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience, 1–322, 2016. https://doi.org/10.29173/cmplct8718
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Revista Visuais