Banner Portal
Corpo e imagem
Imagem da capa: Marta Strambi
PDF

Palavras-chave

Performance site-specific
Prática somática
Documentação de performance
Momento performativo
Arte documental

Como Citar

FARI, Nathalie S. Corpo e imagem: como capturar um momento performativo. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 22–35, 2023. DOI: 10.20396/visuais.v9i1.18299. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/18299. Acesso em: 12 maio. 2024.

Resumo

Este ensaio investiga as maneiras pelas quais um evento passado, ou um momento performativo, nos termos da autora, podem ser reenquadrados ou reimaginados a partir de uma abordagem documental e arquivística. Tendo como ponto de partida um laboratório de performance site-specific, desenvolvido durante uma residência artística na pequena Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, esse ensaio oferece, por um lado, uma perspectiva que surge através do encontro performativo e somático com um território e comunidade específicos. Por outro, oferece uma metodologia de como utilizar documentação como ferramenta de pesquisa artística, tanto na produção de um material documental, quanto na composição de um trabalho artístico. Neste processo, tal metodologia não serve apenas como base para a produção de uma série de imagens que suscitam algumas das lendas esquecidas ou paisagens idílicas de Paquetá (p. ex, o cemitério dos pássaros), mas também para a emergência de uma postura corporal singular ou em outros termos, um momento performativo em torno do qual tanto uma narrativa documental quanto fictícia foi tecida.

https://doi.org/10.20396/visuais.v9i1.18299
PDF

Referências

ALICE, Tania. 2016. Performance como Revolução dos Afetos. São Paulo: Anna Blume

ARLANDER, Annette. 2012. Performing Landscape – Notes on Site-specific Work and Artistic Research (Texts 2001-2011). Theater Academy Helsinki. Performing Arts Research Centre

AUSLANDER, Philip. 2006. The Performativity of Performance Documentation. PAJ: A Journal of Performance and Art, Vol. 28, No. 3. pp. 1-10. The MIT Press

GABRYS, Jennifer & PRITCHARD, Helen. 2018. Sensing Practices, in: The Posthuman Glossary edited by Braidotti, Rosi & Hlavajova, Maria. London/New York: Bloomsbury academic

GIBSON-VARGAS, Maria, WOLFAARD, Sarena & ROBERTS, Emma. 2017. The 5Rhythms® Movement Practice: Journey to Wellbeing, Empowerment, and Transformation, in: The Oxford Handbook of Dance and Wellbeing edited by Karkou, Vicky, Oliver, Sue & Lycouris, Sophia. Oxford University Press

HEISE, U. K. 2010. Lost Dogs, Last Birds, and Listed Species: Cultures of Extinction. Configurations. Volume 18 (1-2)., pp. 49-72. Johns Hopkins University Press

JOHNSON, Mark. 2007. The Meaning of the Body: Aesthetics of Human Understanding. Chicago & London: The University of Chicago Press

LIMOEIRO CARDOSO, Marcelo Augusto. 1975. Lendas de Paquetá. Rio de Janeiro: Gráfica Brasileira

REASON, Matthew. 2003. Archive or Memory? The Detritus of Live Performance. New Theatre Quarterly 19.1: 82-89.

SCHNEIDER, Rebecca. 2011. Performing Remains: art and war in times of theatrical reenactment. London: Routledge

SPATZ, Ben. 2020. Making A Laboratory: Dynamic Configurations with Transversal Video. Advanced Methods, Punctum books. Open access

SANTONE, Jessica. 2008. Marina Abramović’s Seven Easy Pieces: Critical Documentation Strategies for Preserving Art’s History. Leonardo, Volume 41, Number 2. pp. 147-152. The MIT Press

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.