Das formas clássicas à expressão sensual do drama

considerações sobre o "São Sebastião" de Sodoma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/visuais.v8i2.17441

Palavras-chave:

Martirio di San Sebastian, Giovanni Antonio Bazzi, Il Sodoma, Maneirismo italiano, História da arte

Resumo

O presente estudo debruça-se sobre aspectos da produção do artista quinhentista italiano Giovanni Antonio Bazzi (1477-1549), afamado pelo epíteto “Il Sodoma”. Após breve apresentação do pintor e da sua formação artística, especialmente impactada pela obra de Leonardo, consideramos a relevância da produção do artista na Escola Toscana e a consecutiva revitalização da pintura na Itália Central. Por meio da análise da obra “Martirio di San Sebastiano” (1525), considerada obra-prima de Sodoma, destacamos o modo o artista constrói sua poética própria, conjugando o trabalho plástico com o vigoroso corpo clássico e a dramaticidade de uma espiritualidade atormentada.

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Biografia do Autor

Ricardo Marques Martins, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Sá-Carneiro, António Botto.  Especialização em Fotografia, Arte e Mediações no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2022-12-06

Como Citar

MARTINS, R. M. Das formas clássicas à expressão sensual do drama: considerações sobre o "São Sebastião" de Sodoma. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 114–124, 2022. DOI: 10.20396/visuais.v8i2.17441. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/17441. Acesso em: 3 fev. 2023.