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Das formas clássicas à expressão sensual do drama
Capa: Marta Strambi, “Dias estranhos vistos de perto”, 2022 (detalhe).
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Palavras-chave

Martirio di San Sebastian
Giovanni Antonio Bazzi
Il Sodoma
Maneirismo italiano
História da arte

Como Citar

MARTINS, Ricardo Marques. Das formas clássicas à expressão sensual do drama: considerações sobre o "São Sebastião" de Sodoma. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 114–124, 2022. DOI: 10.20396/visuais.v8i2.17441. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/17441. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O presente estudo debruça-se sobre aspectos da produção do artista quinhentista italiano Giovanni Antonio Bazzi (1477-1549), afamado pelo epíteto “Il Sodoma”. Após breve apresentação do pintor e da sua formação artística, especialmente impactada pela obra de Leonardo, consideramos a relevância da produção do artista na Escola Toscana e a consecutiva revitalização da pintura na Itália Central. Por meio da análise da obra “Martirio di San Sebastiano” (1525), considerada obra-prima de Sodoma, destacamos o modo o artista constrói sua poética própria, conjugando o trabalho plástico com o vigoroso corpo clássico e a dramaticidade de uma espiritualidade atormentada.

https://doi.org/10.20396/visuais.v8i2.17441
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Referências

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