Banner Portal
Do ir e do vir
Capa: Marta Strambi, “Dias estranhos vistos de perto”, 2022 (detalhe).
PDF

Palavras-chave

Metáfora
Percepção
Pintura
Atlas

Como Citar

FALQUETO LEMOS, Andreia. Do ir e do vir: o tempo não cronológico na pintura de Sean Scully. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 87–113, 2022. DOI: 10.20396/visuais.v8i2.17377. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/17377. Acesso em: 4 dez. 2024.

Resumo

Investigamos a maneira como o indivíduo projeta a capacidade de transmitir à superfície sua maneira de ver o mundo. Levando em consideração contribuições de Omar Calabrese, faremos breves estudos de caso, tendo como foco a exposição de Sean Scully, no museu CAC Málaga. Propomos dois Atlas de imagens no contexto de A. Warburg, e G.Didi-Huberman.

https://doi.org/10.20396/visuais.v8i2.17377
PDF

Referências

BACHELARD, Gaston. (2007) A Intuição Do Instante e 1ª Ed. Verus: Campinas.

CALABRESE, Omar. (1987). El lenguaje del arte ([1a ed., 2a reimp.]). Barcelona: Paidós.

Cornell University (2020, 10 de março) About the Mnemosyne Atlas | Mnemosyne. Recuperado de https://warburg.library.cornell.edu/about

Cornell University (2020, 10 de março) About the Mnemosyne Atlas | Mnemosyne. Recuperado de https://warburg.library.cornell.edu/about

Dicionário de Sinônimos (2020, 5 de fevereiro) Sinônimo de Compreender - Sinônimos. Recuperado https://www.sinonimos.com.br/compreender/

Dicionário de Sinônimos (2020, 5 de fevereiro) Sinônimo de Compreender - Sinônimos. Recuperado https://www.sinonimos.com.br/compreender/

DIDI-HUBERMAN, Georges & CALATRAVA ESCOBAR, JUAN. (2009). La imagen superviviente: Historia del Arte y tiempo de los fantasmas según Aby Warburg. Madrid: Abada.

DIDI-HUBERMAN, Georges. (2010) II. ATLAS “Portar el mundo entero de los sufrimientos”. Madrid: TF Editores/Museo Reina Sofía

EL PAÍS: el periódico global. (2020, 1 de fevereiro) Color y luz para la Iglesia. Recuperado de https://elpais.com/diario/2010/05/02/tendencias/1272751201_850215.html .

EL PAÍS: el periódico global. (2020, 1 de fevereiro) Color y luz para la Iglesia. Recuperado de https://elpais.com/diario/2010/05/02/tendencias/1272751201_850215.html .

FRANCASTEL, Pierre. (1990). Pintura y sociedad. Madrid: Cátedra.

GADAMER, Hans-Georges. (1999). Verdade e Método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes.

Instituto Superior de Arte · I|Art (2020, 10 de fevereiro) Noticias: Un pintor minimalista en la Alhambra | Instituto Superior de Arte · I|Art - Art & Culture Business School. Recuperado de https://iart.es/noticia/1374/un-pintor-minimalista-en-la-alhambra .

Instituto Superior de Arte · I|Art (2020, 10 de fevereiro) Noticias: Un pintor minimalista en la Alhambra | Instituto Superior de Arte · I|Art - Art & Culture Business School. Recuperado de https://iart.es/noticia/1374/un-pintor-minimalista-en-la-alhambra .

MERLEAU-PONTY, Murice. (1999) Fenomenología de la percepción. Barcelona: Planeta-De Agostini.

PARTSCH, Susanna. (2011) Paul Klee, 1879-1940: Poet of Colours, Master of Lines. Alemania: Taschen

Sean Scully Studio. (2020, 7 de janeiro) Metaphor. Recuperado de http://seanscullystudio.com/writings/writings-by-ss/metaphor/ .

Sean Scully Studio. (2020, 7 de janeiro) Metaphor. Recuperado de http://seanscullystudio.com/writings/writings-by-ss/metaphor/ .

Sur en English (2020, 12 de fevereiro) The CAC Malaga reopens with an exhibition of figurative works by Sean Scully. Recuperado de http://www.surinenglish.com/what-to-do/201910/18/malaga-reopens-with-exhibition-20191018094528-v.html

Sur en English (2020, 12 de fevereiro) The CAC Malaga reopens with an exhibition of figurative works by Sean Scully. Recuperado de http://www.surinenglish.com/what-to-do/201910/18/malaga-reopens-with-exhibition-20191018094528-v.html

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.