Banner Portal
Espacialidades no cinema
Capa: Marta Strambi, "Molotove-me" (detalhe), objeto/performance, 2019.
PDF

Palavras-chave

Espacialidades no cinema
Corpos
Movimento
Encruzilhada

Como Citar

ALEXANDRE SOBRINHO, Gilberto. Espacialidades no cinema : corpos, movimentos e encruzilhadas . Revista Visuais, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 1–8, 2021. DOI: 10.20396/visuais.v7i2.15980. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/15980. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Na fábula utópica Space is the place (John Coney, 1974, EUA) Sun Ra e sua banda Arkestra realizam uma viagem intergaláctica, aportam na Terra, especificamente em Chicago e Oakland (Estados Unidos) e começam seu périplo de recrutamento de pessoas negras para um deslocamento físico e simbólico, com o objetivo de habitar outros territórios. Rodado e lançado no começo dos anos 1970, o filme teve pouca repercussão na época. Posteriormente, com o VHS e DVD, o filme tornou-se cult, passou a ser celebrado entre cinéfilos e críticos e tornou-se um dos ícones do afrofuturismo, termo cunhado por Mark Dery, nos anos 1990, “para tratar das criações artísticas que, por meio da ficção científica, inventam outros futuros para as populações negras atuais”. Retomo esse filme por sua constituição espaço-temporal e seus modos particulares de figuração, que chamam a atenção para articulações sonoro-topológico-mentais que resultam mais que liberdades formais, em modos de apreensão e constituição da imagem e do som, articulando percepções e sensações, em torno da construção dos sentidos do filme.

https://doi.org/10.20396/visuais.v7i2.15980
PDF

Referências

AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo, SP: CosacNaify, 2004.

BAZIN, A. O que é cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2014.

CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas, SP: Papirus, 2015.

FREITAS, Kênia. Afrofuturismo. Cinema e música em uma diáspora intergaláctica. (Catálogo). São Paulo: Caixa Cultural, 2015.

MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail (Org.), A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro, RJ: Edições Graal: EMBRAFILME, 1983.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação: como extensões do homem. São Paulo, SP: Cultrix, c1964.

SEXTON, Jamie (2006) A CULT FILM BY PROXY, New Review of Film and Television Studies, 4:3, 197-215

YOUNGBLOOD, Gene. Expanded cinema. Toronto e Vancouver: Clarke, Irwin & Company Limited, 1970.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.