Resumo
Esta comunicação pretende abordar a relação entre Geografia, História e Arte. Uma abordagem que abordaremos do ponto de vista da arte da paisagem, mas que necessariamente necessita de suporte histórico e geográfico, para o qual recorreremos a estudos recentes. O espaço geográfico físico não pode ser compreendido sem um espaço cultural e histórico associado. Cultura e história são o resultado da adaptação de uma determinada sociedade a um determinado território em um determinado momento. Para Munárriz (2005), a perspectiva antropológica parte do espaço físico, mas o subordina à sua dimensão cultural, ou seja, como componente básico do ambiente vital em que a história se passa, o lugar onde se desenvolvem formas de vida concretas e específicas. Santacana e Mestre (2009) atribuem à paisagem a qualidade de histórico quando ela mostra em um ou mais elementos constituintes dela, sejam eles diacrônicos ou sincrônicos, evocações ou informações explícitas do passado humano, razão pela qual se tornam um recurso para a conservação do memória coletiva de um acontecimento concreto e significativo. Neste sentido, dividem a paisagem histórica em várias categorias, entre as quais destacamos a Paisagem com património histórico imaterial e a Paisagem com património mítico.
Referências
Escudero Gómez, L.A. (2007). Geografía Humana, Universidad de Castilla-La Mancha. Disponible en: http://www.uclm.es/profesorado/laescudero. 28/julio/2009.
Álvarez Munárriz, Luis. (2005). Antropología de la Región de Murcia. Murcia: Ed. Consejería de Educación y Cultura.
Romero González, J. (Coord.) (2007). Geografía humana. Barcelona: Ed. Ariel.
Sánchez Giner, M.V. (2009). El Paisaje: ecotono multidisciplinar en el arte actual. Tesis doctoral. Universidad Politécnica de Valencia.
Sanguin, A.L. (1981). Geografía política. Elementos de geografía. Barcelona: Oikos-Tau.
Santacana Mestre, J y Serrat Antolí, N. (2009). La dimensión patrimonial del paisaje. En J.Busquets y A. Cortina (Coords). Gestión del paisaje. (201-220) Barcelona: Ariel.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Revista Visuais