Resumo
O objetivo deste texto é analisar e refletir acerca da alternância entre uma abordagem com enfoque na mimese da representação figurativa e outra com caráter mais informal e abstrato nas obras de certos artistas. Esse é um procedimento frequente de determinados pintores na contemporaneidade. Esta reflexão está focada em quatro artistas: Sergio Nunes, Paulo Pasta, Rodrigo Andrade e Luiz Zerbini. A pintura e seus processos e técnicas são privilegiadas nesta pesquisa, sendo analisados aspectos formais e poéticos das obras destes artistas.
Referências
ARAÚJO, Olívio Tavares. Preâmbulo. In: RIBEIRO, Marília Andrés (Org.). Sérgio Nunes. Belo Horizonte: C/Arte, 2005.
ARNHEIN, Rudolf. Arte e percepção visual. Uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Edusp, 1980.
MESQUITA, Tiago. Convenção, ilusão, dissolução. Disponível em: http://www.galeriamillan.com.br/pt-BR/texto-critico/70#container. Acesso em: 21 abr. 2016.
OSÓRIO, Luiz Camilo. Tudo ao mesmo tempo e cada coisa no seu lugar: a exposição Amor de Luiz Zerbini no MAM-RJ. In: Catálogo da exposição Amor. MAM RJ, 2012.
RUBIN, Nani. As memórias visual afetiva de Luiz Zerbini na Casa Daros. Rio de Janeiro: O Globo, 2014.
TITAN JR, Samuel. Fábula da paisagem. In: Catálogo Fábula da Paisagem. São Paulo: Galeria Millan, 2015.