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Kitsch, reminiscências estéticas e Jeff Koons
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Palavras-chave

Arte
Kitsch
Cultura
Mercado.

Como Citar

WAGNER, Christiane. Kitsch, reminiscências estéticas e Jeff Koons. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 64–80, 2016. DOI: 10.20396/visuais.v2i2.11948. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/11948. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

É Kitsch, desde que desmedido quanto ao argumento emotivo na praxis cultural, pelas adaptações, ao fazer da arte um produto de consumo, que coincide com a sacralização da arte e conduz a estética, quer na literatura, na pintura ou na música, à reflexão sobre o Kitsch na atualidade. A este propósito, acrescenta-se à filosofia hegeliana as reflexões socioculturais de Theodor W. Adorno, Walter Benjamin e, as mais recentes, de Pierre Bourdieu, Niklas Luhmann e Konrad Paul Liessmann para as pesquisas em estética sobre o conceito Kitsch. E, ao complexo assunto, considera-se, sobretudo, a relação entre emoção e arte, quer a expressividade, o significado ou o ideal de liberdade associados ao que a arte sugere de mais atraente: a beleza e o seu reverso. O que indica ser oportuna a análise das formas pelas quais o Kitsch se manifesta, pelo estilo geralmente aceito, variável no tempo e pela experiência estética ao encontro da arte contemporânea.

https://doi.org/10.20396/visuais.v2i2.11948
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Referências

ADORNO,Theodor W. (trad. JIMENEZ, M.) Théorie esthétique. Paris: Klincksieck, 2011.

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GOMBRICH, E. H. Histoire de l’art. Paris: Phaidon, 2006.

JIMENEZ, Marc. La querelle de l’art contemporain. Paris: Gallimard, Folio Essais, 2005.

LUHMANN, Niklas. Schriften zur Kunst und Literatur. Frankfurt: Suhrkamp, 2008.

THULLER, Gabriele. Wie erkenne ich? Kunst und Kitsch. Stuttgart: Belser Verlag, 2006.

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