Banner Portal
Poética do espaço aumentado na obra de Paul Sermón
Capa: Mauricius Farina, Calle em Veneza, 2014.
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Espaço aumentado
Paul Sermón
Comunicação.

Como Citar

SOLIER, Pilar Manuela Soto. Poética do espaço aumentado na obra de Paul Sermón: intersubjetividade e telepresença como processo criativo. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 35–50, 2015. DOI: 10.20396/visuais.v1i1.11937. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/11937. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Neste trabalho é concebido como o princípio de outras formas de comunicação humana, o conceito de comunicação intersubjetiva quecompartilha o objeto empírico de comunicação interpessoal, mas difere dele em perspectiva, destacando a construção social inerente ao fenômeno. Para compreender a comunicação intersubjetiva como objeto de investigação, em nosso caso, no trabalho do Sermon, em vez de nos vincularmos ao conceito de sujeito ou subjetividade, devemos nos vincular diretamente ao conceito de "intersubjetividade" que está relacionado à possibilidade de troca de perspectivas. apoiando a construção social de um mundo compartilhado, uma cultura aberta e dinâmica de todos e para todos e que, como veremos, podemos verificar e experimentar as obras de Sermon.

https://doi.org/10.20396/visuais.v1i1.11937
PDF (Español (España))

Referências

BACHELARD, G. Dialéctica de lo de dentro y de lo de fuera. In: La poética del espacio. México: FCE, 1994.

BACHELARD, G. La poética de la ensoñación. México: FCE, 1994.

BAUDRILLARD, Jean. Cultura y simulacro. Barcelona: Ed. Kairós, 1993.

BLUMER, H. Symbolic interactionism: perspective and method. University of California Press, 1986.

CARRILLO, J. Arte en la red. Madrid: Cátedra, 2004.

CASTELLS, M. Internet y la sociedad red. In: AA.VV., Dinámicas Fluidas. I Festival internacional de arte, ciencia y tecnologia. Madrid: Ayuntamiento de Madrid, 2002.

GIANNETTI, C. El espectador como interactor: mitos y perspectivas de la interacción. Conferencia pronunciada en el Centro Gallego de Arte Contemporáneo de Santiago de Compostela CGAC, 2004.

HABERMAS, J. Ciencia y técnica como ideología. Madrid: Tecnos, 1992.

L’ANGELOT. Estética digital ­ sintopía del arte, la ciencia y la tecnología. Barcelona: ACC, 2002.

MANOVICH, L. The lenguaje of New Media [2ª ed.], The MIT Press, Cambridge, Massachussets, Trad. Española: El lenguaje de los nuevos medios de comunicación, Paidos, Barcelona, 2005. Artículo The Poetics of Augmented Space, 2009. Disponible en: http://manovich.net/. Acceso en: 23 fev. 2010.

MIEKE, B. Conceptos viajeros en las humanidades. Una guía de viaje. Murcia: CENDEAC, 2009.

SERMON, P. Telematic visión. Disponible em: http://www.medienkunstnetz.de/works/telematic‐vision/images/10/. Acceso en: 4 mar. 2013. Sermon P.y Gould C., (2013) Todo el mundo en una pantalla. Barcelona/Mnchester. Proyecto en línea http://alltheworldsascreen.tumblr.com/. Acceso en: 2 jul. 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.