Resumo
A experiência do autor na concepção e organização, em Lisboa, de quatro congressos internacionais (os congressos CSO, ou «Criadores Sobre outras Obras») onde os artistas escrevem sobre as obras de outros artistas, e também na gestão de periódicos académicos correspondentes (“Estúdio,” “Gama,” “Croma”), permite questionar as mudanças no campo artístico, na atualidade. Em particular, observa-se o diferente posicionamento do artista com uma educação mais exigente, e uma prática mais interveniente, com o seu suporte incluindo o público, misturando a curadoria, e a programação cultural, dentro do contexto discursivo caraterizado pela emergência de novas disciplinas no campo académico.
Referências
BARTHES, Roland. Mitologias. Lisboa: Edições 70, 1988.
BECKER, Howard S. Mundos da arte. Lisboa: Livros Horizonte, 2010.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Relógio D’Água, pp. 71-113, 1992.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
BOURDIEU, Pierre. O amor pela arte: museus de arte na Europa e seu público. Porto Alegre: Editora Zouk, 2003.
Croma, estudos artísticos (2013) (ISSN 2182-8547) Lisboa: Faculdade de belas-Artes da Universidade de Lisboa e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. Disponível em: http://www.croma.fba.ul.pt/. Acesso em: 14 fev. 2013.
Estúdio, artistas sobre outras obras (2010 a 2013) (ISSN: 1647 -6158, e-ISSN: 1647-7316). Lisboa: Faculdade de belas-Artes da Universidade de Lisboa e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. Disponível em: http://www.cso.fba.ul.pt/revista-estúdio/. Acesso em: 14 fev. 2013.
Gama, estudos artísticos (2013) (ISSN 2182-8539) Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. Disponível em: http://www.gama.fba.ul.pt/. Acesso em: 14 fev. 2013.
HALL, Stuart & WHANNEL, Paul. The popular arts. London: Hutchinson, 1964.
HALL, Stuart. The centrality of culture: notes on the revolutions of our time. In: K. Thompson (ed.). Media and Cultural Regulation, vol. 6 of the Culture, Media and Identities Course Books. London: SAGE and The Open University, 1997.
HOGGART, Richard. The uses of literacy. Harmondsworth: Penguin Books, 1958.
JHALLY, Sut. Os códigos da publicidade. Porto: Asa, 1995.
KRAUSS, Rosalind. Sculpture in the expanded field. October, Vol. 8. (Spring, 1979), pp. 30-44. Disponível em: http://links.jstor.org/sici?sici=O162-,2870%21897921%298%3C30%3ASITEF%3E2.O.C0%3B2-Y. Acesso em: 14 fev. 2013.
LEVI-STRAUSS, Claude. Anthropologie structurale. Paris: Plon, 1958.
MALRAUX, André. O museu imaginário. Lisboa: ed. 70, 2011.
MOSCOVICI, Serge. La psychanalyse, son image et son public. Paris, P.U.F. (nouvelle édition,entièrement refondue), 1976.
QUEIROZ, João Paulo (Org.) Actas do I Congresso Internacional ‘Criadores Sobre Outras Obras: CSO’2011.’ (2010). Disponível em: http://www.cso.fba.ul.pt/congresso/edição/2010. Acesso em: 02 abr. 2012. ISBN 978-989-8300-06-5.
QUEIROZ, João Paulo (Org.) Quando os criadores apresentam obras de outros criadores: Actas do II Congresso Internacional Criadores Sobre Outras Obras: CSO’2011. (2011). Disponível em: http://www.cso.fba.ul.pt/congresso/edição/2011. Acesso em: 02 abr. 2012. ISBN 978-989-8300-14-0
QUEIROZ,João Paulo (Org.) Artes em torno do Atlântico: Atas do III Congresso Internacional “Criadores Sobre outras Obras –CSO’2012” (2012). Faculdade Belas Artes Lisboa. Disponível em: http://www.cso.fba.ul.pt/congresso/edição/2012. Acesso em: 02 abr. 2012. ISBN: 978-989-8300-32-4
THORNTON,Sarah. Sete dias no mundo da arte. Lisboa: Arcádia, 2010.
WILLIAMS, Raymond. Working-class culture. In: The uses of literacy symposium. Universities and Left Review 2, 1957.