Banner Portal
Eugène Atget
PDF

Palavras-chave

Imagem dialética
Disseminação de imagens.

Como Citar

DA COSTA, Luciano Bernardino. Eugène Atget : imagem dialética, imagem crítica. Studium, Campinas, SP, n. 38, p. 59–69, 2016. DOI: 10.20396/studium.v0i38.12563. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12563. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

A noção de imagem dialética, em Walter Benjamin, percorre grande parte da obra do autor. Compondo-se de sua teoria da história e da imagem, a amplitude de tal noção revela uma compreensão alargada que acolhe a visualidade e o corpo como elementos constitutivos da experiência-espaço temporal nas metrópoles modernas. Tendo a fotografia como fio condutor, e em particular uma imagem clássica de Eugene Atget, o texto propõe-se a apresentar e pensar a noção de imagem dialética como um atributo da fotografia, para posteriormente tratá-la em relação à disseminação de imagens na contemporaneidade a partir da noção de imagem crítica em Didi Huberman.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i38.12563
PDF

Referências

BELTING, Hans. Imagem, mídia e corpo: uma nova abordagem à iconologia. Tradução de Juliano Cappi. Disponível em: http://www.revista.cisc.org.br/ghrebh8/artigo.php?dir=artigos&id=belting_1#_ftn7. Acesso em: 1º set. 2008.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Obras escolhidas, vol. 3)

______. Passagens. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado; UFMG, 2006.

BUCK MORS, S. Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; Chapecó/SC: Ed. Universitária Argos, 2002.

CAMARGO, Patricia F. A câmera obscura de Walter Benjamin: um estudo sobre a imagem dialética no Trabalho das Passagens. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2004.

COSTA, Luciano Bernardino da. Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea. São Paulo, 2010. Tese (Doutorado em Projeto, Espaço e Cultura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-18062010-090811/.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

JAMESON, F. A virada cultural: reflexões sobre o pós-moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

KRASE, Andreas. Inventário de coisas. In: _______. Paris: Eugene Atget. Cologne/Germany: Taschen, 2000.

SIMMEL, G. Sozologie. Apud WAIZBORT, Leopoldo. As aventuras de Georg Simmel. São Paulo: USP; Ed. 34, 2000. p. 322.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.