Resumo
Este artigo aborda uma série fotográfica produzida por Thomaz Farkas entre as décadas de 60 e 70. Ele é conhecido pelo envolvimento com a fotografia moderna brasileira, pela documentação da construção de Brasília e pela produção no âmbito do cinema-documentário, porém a referida série revela um novo olhar. A partir do conhecimento sobre sua trajetória, busca-se compreender as características assumidas pelo fotógrafo nas imagens dessa série feita no Nordeste brasileiro. Farkas constrói um olhar despretensioso, acentuando um processo de descobrimento direcionado tanto para o lugar quanto para o seu fazer fotográfico.
Referências
COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FERNANDES JUNIOR, Rubens. Farkas colorido. Viva! In: FARKAS, Thomaz. Thomaz Farkas, notas de viagem. São Paulo: Cosac Naify, 2006. p. 8-21.
________. Labirintos e identidades : panorama da fotografia no Brasil 1946-98. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
MACHADO, Alvaro; MASSI, Augusto. Entrevista e cronologia. In: FARKAS, Thomaz. Notas de viagem. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja. O regionalismo nordestino e suas marcas na fotografia brasileira. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro: IPHAN, n. 27, p. 242-268, 1998.
THOMAZ Farkas, brasileiro. Direção de Walter Lima Junior. Rio de Janeiro: Cine do Tempo e Urca Filmes, 2004 (15 min.).
FERNANDES JUNIOR, Rubens. Farkas colorido. Viva! In: FARKAS, Thomaz. Thomaz Farkas, notas de viagem. São Paulo: Cosac Naify, 2006. p. 8-21.
________. Labirintos e identidades : panorama da fotografia no Brasil 1946-98. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
MACHADO, Alvaro; MASSI, Augusto. Entrevista e cronologia. In: FARKAS, Thomaz. Notas de viagem. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja. O regionalismo nordestino e suas marcas na fotografia brasileira. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro: IPHAN, n. 27, p. 242-268, 1998.
THOMAZ Farkas, brasileiro. Direção de Walter Lima Junior. Rio de Janeiro: Cine do Tempo e Urca Filmes, 2004 (15 min.).
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2015 Studium
Downloads
Não há dados estatísticos.