Resumo
Este trabalho propõe uma análise do processo de criação das imagens fotográficas do projeto Herança Compartilhada, realizado em abril de 2005 nas cidades Nova York e Nova Orleans, cujo objetivo era retratar a influência das heranças africanas nos Estados Unidos. O resultado é um ensaio fotográfico, contendo cerca de 20 fotografias, que pretende escapar das imagens estereotipadas sobre o negro americano, lançando uma discussão sobre questões da identidade negra também no Brasil, onde a mestiçagem faz parte do caráter nacional. As imagens fotográficas oferecem, assim, a possibilidade de transitar por este tema. O ensaio realizado em território americano é completado por um conjunto de imagens realizadas no Brasil que traz aspectos da tradição afro-brasileira formadores da identidade do brasileiro.
Referências
AUGRAS, Monique. O duplo e a metamorfose: a identidade mítica em comunidades nagô. Petrópolis: Vozes, 1983.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: ________. Magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1987.
FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
GEERTZ, Clifford. A arte como um sistema cultural. In ________. O saber local. São Paulo: Vozes, 2001.
________. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GUIBERT, Hervé. O único rosto. Folha de São Paulo, São Paulo. 22 out. 1987.
HERANÇA COMPARTILHADA. A influência da cultura africana no Brasil e nos Estados Unidos. [catálogo da exposição]. São Paulo:s/ed, 2005.
MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. Compreender as imagens: hipóteses para uma sociologia das artes visuais. ARTEunesp. São Paulo, v. 12, p. 23-42, 1996.
SERRES, Michel. O que é identidade. Le Monde de l'Éducation, de la Culture et de la Formation jan. 1997. Trad. Sílvio Barini Pinto.
VELOSO, Caetano. Eu sou neguinha. (Em VELOSO, Caetano. Caetano. São Paulo: PolyGram, 1987. 1 CD, faixa 2, 4min 59s).
WILLIS, Deborah. Picturing us. African american identity in photography. New York: The New Press, 1994.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1970 Studium